Sobre nós

  •        O que fazemos? 

    Entendemos a Formação Continuada como parte essencial do desenvolvimento profissional e do trabalho de docentes e profissionais da educação. Como instrumento que auxilia a conquista da autonomia individual e coletiva frente aos desafios presentes no cotidiano escolar, a formação continuada é essencial para a qualidade da educação, uma educação que seja transformadora, emancipadora e promotora de desenvolvimento humano, social e cultural.

       Estruturada na forma de programa, nossas ações conectam pressupostos teóricos sólidos e aprofundados com a prática profissional, reiterando e reverenciando a importância da vinculação entre teoria e prática para uma educação inovadora e inclusiva. Essa conexão com a prática profissional considera inquietações e desafios individuais e coletivos vivenciados no contexto escolar, sendo estes, ponto de partida para problematização, reflexão, investigação e (re)definição de novas práticas, sejam elas pedagógicas ou administrativas. 

Partindo destas premissas, o PROFC organiza projetos formativos a partir das necessidades e possibilidades reais das redes, da escola, e do professor/a. O programa se constitui numa estrutura interdisciplinar robusta com capacidade para apoiar e assessorar contínua e permanentemente professores, gestores e demais profissionais da educação básica em suas atividades pedagógicas e administrativas. E, para tal, se institui a partir de quatro eixos estruturantes: Investigação, Formação, Inovação e Avaliação.

  •     Metas
  1. Desenvolver e democratizar produtos, materiais e recursos didático pedagógicos que promovam inclusão e o direito a uma educação de qualidade, emancipadora, crítica e socialmente referenciada; 
  2. Compartilhar e promover teorias e práticas educacionais que tenham alicerce científico e estejam conectadas com as demandas da realidade escolar e da práxis pedagógica; 
  3. Alcançar professores e demais profissionais da educação básica, contribuindo para seu desenvolvimento profissional e consequentemente para a melhoria da educação.
  •    Missão

     Transformar a realidade escolar contribuindo para o atendimento das diversas necessidades e pluralidades que se fazem presentes no seu cotidiano e que afetam diretamente os processos de ensinar e aprender. 

  •     Visão 

   Transformar a educação básica auxiliando professores/as e gestores a implementar estratégias pedagógicas e administrativas inclusivas, inovadoras e diversas por meio de conhecimentos teóricos e práticos que sejam cientificamente e socialmente referenciados. 

  •     Valores

    Educação como direito. Valorização da diversidade, do conhecimento científico e da criticidade. Ética, inovação e inclusão. Responsabilidade social e ambiental.