Rede de Colaboração
Núcleo de Estudos e e pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo)
Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTate)
EDUMIDIA: Educação, Comunicação e mídias
Grupo de Estudos e Pesquisas Alteritas: Diferenças, Arte e Educação
Laboratório de História Indígena(LabHin)
Desde 5 de novembro de 1998, O Laboratório de História Indígena vem desenvolvendo pesquisas com povos indígenas em diversas regiões do Brasil, destacados através de trabalhos acadêmicos e na produção de materiais pedagógicos como livros, jogos e cadernos de atividades, desenvolvidos em parceria com professores e escolas indígenas. O LABHIN desde 2022 integra a rede colaborativa anticolonial Yãné que fomenta práticas interdisciplinares e interculturais a partir de pesquisas e ações anticoloniais. O Laboratório de História Indígena – LABHIN – integra o Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, junto à linha de pesquisa História Indígena, Etnohistória e Arqueologia.
CLIQUE AQUI para saber mais
Laboratório de Tradução e Performance: Experimentextos
Desde 2020, o Experimentextos se configura na UFSC como projeto de extensão em arte e cultura, promovendo cursos e oficinas na modalidade remota (durante o período da pandemia de Covid-19) voltadas para a prática da leitura em voz alta, a experimentação vocal e corporal do texto, a compreensão teórica da leitura como performance, bem como a reflexão sobre a poesia vocal como prática incorporada que amplia as concepções do literário. Para além de espaço de pesquisa e capacitação, o laboratório se propõe como lugar de experimentação, resultando na criação de traduções, performances e vídeo performances. Desde 2023, o Laboratório promove oficinas de criação em poesia e performance em escolas e centros culturais, em parceria com docentes da área de Linguagens ou responsáveis por bibliotecas escolares, compreendendo que dinamizar a leitura em ambientes lúdicos, abertos ao jogo e à escuta dos textos, das vozes e dos corpos leitores, pode ser um apoio motivador e parte integrante de uma política cultural de incentivo à leitura e à criação poética.
CLIQUE AQUI para saber mais
Grupo de Pesquisa: Educação para sustentabilidade no ambiente construído
Grupo dedicado a promover a sustentabilidade no ambiente construído para todos, incluindo, além de alunos da graduação e pós-graduação, profissionais do setor da construção civil, a sociedade em geral e crianças, adolescentes e professores de escolas de ensino fundamental. A disseminação do conhecimento é feita por meio de publicações técnicas e científicas, realização de cursos técnicos, palestras e treinamentos e criação de conteúdo em redes sociais. Nas escolas de ensino fundamental são disponibilizados materiais didáticos desenvolvidos em linguagem infantojuvenil, realização de aulas e oficinas com as crianças e adolescentes e capacitação dos professores.
CLIQUE AQUI para saber mais
Instituto de Geração de Tecnologias do Conhecimento (KW)
O Instituto Kw é uma incubadora de projetos e pesquisas, uma certificadora de qualidade em produção de conhecimento cientifico e uma plataforma da ativos de conhecimento voltados para inovação cientifica, tecnológica e social, integrando as perspectivas da ciência, tecnologia e sociedade.
CLIQUE AQUI para saber mais
Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação e Arte
O – Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação e Arte, está subdividido em dois sub-grupos a considerar suas ênfases. Contudo o grande tema do grupo é a questão da formação humana. Descrição do GRAFIA: Pensar ou teorizar sobre a educação exige o paciente trabalho de elucidação de premissas e valores que regulem a escolha de meios e de fins, ambos voltados à promoção do humano e dos seus possíveis. É sob essa perspectiva, a de refletir sobre estratégias que contemplem a promoção do humano em toda a variedade permitida por essa condição que escolhemos investigar alguns dos aspectos envolvidos na formação humana. Objetivo Geral: Desenhar uma constelação teórica sobre a ideia de formação humana por meio de revisões de alguns textos clássicos filosófico-literários para fazer fluir possibilidades interpretativas como expressão de estudos de natureza filosófico-educacional.
Aprofundar, por meio do GRAFIA, as diversas dinâmicas de pensar a pedagogia e seus procedimentos práticos em ambientes educativos aproximando os estudantes envolvidos nos estudos da linha de pesquisa Filosofia da Educação.
Objetivos Específicos:Construir referenciais conceituais visando incentivar novas pesquisas que alarguem a ideia de formação humana aliada aos processos de aprendizagem, corpo, estética, cultura.
Contribuir com os profissionais da educação envolvidos com a tarefa de educar e de ensinar a se aproximarem de diferentes referências teóricas a fim de desafiá-los a teorizarem sobre suas práticas educacionais.
CLIQUE AQUI para saber mais





