Rede de Colaboração

Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTate)

 É um laboratório de cartografia que constitui um espaço físico com equipamentos e instrumental adequado à pesquisa e desenvolvimento de materiais didáticos táteis ou não, para o ensino de cartografia escolar dentro da disciplina de geografia, incluindo os deficientes visuais. Reunir pesquisadores para discutir  a investigação científica e extensão universitária nas áreas de Cartografia Escolar, Cartografia Tátil e ensino de Geografia. É referência no Estado no que concerne ao desenvolvimento de produtos cartográficos táteis e no ensino de cartografia. O LabTate promover a pesquisa e extensão acadêmica relacionadas ao ensino e uso da cartografia em processos educativos e no ensino da geografia além de incentivar a pesquisa e extensão universitária na área de Cartografia Tátil e Cartografia Escolar. Promover a participação de alunos de pós-graduação e graduação em Geografia da UFSC em pesquisas nas áreas de cartografia escolar e tátil. Também contando com a integração de pessoas com deficiência visual no ensino formal e no ambiente urbano. O laboratório auxilia na inclusão dos usuários deficientes visuais na Web.
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Laboratório de História Indígena(LabHin)

Desde 5 de novembro de 1998, O Laboratório de História Indígena vem desenvolvendo pesquisas com povos indígenas em diversas regiões do Brasil, destacados através de trabalhos acadêmicos e na produção de materiais pedagógicos como livros, jogos e cadernos de atividades, desenvolvidos em parceria com professores e escolas indígenas. O LABHIN desde 2022 integra a rede colaborativa anticolonial Yãné que fomenta práticas interdisciplinares e interculturais a partir de pesquisas e ações anticoloniais. O Laboratório de História Indígena – LABHIN – integra o Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, junto à  linha de pesquisa História Indígena, Etnohistória e Arqueologia.

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Laboratório de Tradução e Performance: Experimentextos 

Desde 2020, o Experimentextos se configura na UFSC como projeto de extensão em arte e cultura, promovendo cursos e oficinas na modalidade remota (durante o período da pandemia de Covid-19) voltadas para a prática da leitura em voz alta, a experimentação vocal e corporal do texto, a compreensão teórica da leitura como performance, bem como a reflexão sobre a poesia vocal como prática incorporada que amplia as concepções do literário. Para além de espaço de pesquisa e capacitação, o laboratório se propõe como lugar de experimentação, resultando na criação de traduções, performances e vídeo performances. Desde 2023, o Laboratório promove oficinas de criação em poesia e performance em escolas e centros culturais, em parceria com docentes da área de Linguagens ou responsáveis por bibliotecas escolares, compreendendo que dinamizar a leitura em ambientes lúdicos, abertos ao jogo e à escuta dos textos, das vozes e dos corpos leitores, pode ser um apoio motivador e parte integrante de uma política cultural de incentivo à leitura e à criação poética.

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Grupo Alteritas: Diferença, Arte, Educação

O ALTERITAS: Diferença, Arte e Educação, é um grupo de pesquisa e extensão, localizado no Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina.
O grupo foi criado pela professora Ida Mara Freire, em 1996 e desenvolve pesquisas e extensão com vistas a valorizar as diferenças e o protagonismo dos movimentos sociais pela equidade racial e de gênero, tendo como princípio o diálogo na pluralidade. Seus projetos atualmente articulam pesquisas em ações afirmativas, gênero e relações raciais. Entre os anos de 2014 a 2016 desenvolveu o projeto “Negras Vozes: arte, presença e memória”, com Mostra Itinerante sobre intelectuais negros e Saraus poéticos-musicais; em 2016 realizou o Curso de extensão “Introdução ao pensamento de Frantz Fanon”; de 2016 a 2017 organizou o III Congresso de Pesquisadores/as Negro/as da Região Sul (III COPENE SUL); e atualmente esta desenvolvendo o projeto de pesquisa e extensão: Negras Vozes e Acervo Digital “Resistências Negras em Santa Catarina”, de 2017 a 2018.

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