Rede de Colaboração

Núcleo de Estudos e e pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo)

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia é composto por professores, estudantes e demais interessados nos processos educativos da geografia. Constitui-se de uma estrutura mínima para a funcionalidade em seus propósitos, a partir da integração dos Docentes da UFSC (dos Departamentos de Metodologia de Ensino — MEN, e da Geociências – GCN), do Ensino Básico (principalmente da rede pública, Colégio de Aplicação— UFSC, e demais instituições interessadas nas parcerias). E sobretudo, acadêmicos do curso de licenciatura em Geografia.
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Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTate)

É um laboratório de cartografia que constitui um espaço físico com equipamentos e instrumental adequado à pesquisa e desenvolvimento de materiais didáticos táteis ou não, para o ensino de cartografia escolar dentro da disciplina de geografia, incluindo os deficientes visuais. Reunir pesquisadores para discutir  a investigação científica e extensão universitária nas áreas de Cartografia Escolar, Cartografia Tátil e ensino de Geografia. É referência no Estado no que concerne ao desenvolvimento de produtos cartográficos táteis e no ensino de cartografia. O LabTate promover a pesquisa e extensão acadêmica relacionadas ao ensino e uso da cartografia em processos educativos e no ensino da geografia além de incentivar a pesquisa e extensão universitária na área de Cartografia Tátil e Cartografia Escolar. Promover a participação de alunos de pós-graduação e graduação em Geografia da UFSC em pesquisas nas áreas de cartografia escolar e tátil. Também contando com a integração de pessoas com deficiência visual no ensino formal e no ambiente urbano. O laboratório auxilia na inclusão dos usuários deficientes visuais na Web.
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EDUMIDIA: Educação, Comunicação e mídias

O Edumídia é um grupo de pesquisa registrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fundado informalmente em 2008 e oficialmente registrado em 2010, o grupo tem foco nas áreas de Educação e Mídias. Nossas pesquisas exploram a interseção entre Comunicação, Educação e Linguagens, especialmente em relação à cognição, letramento midiático, formação docente para uso de mídias e educação a distância, inovação tecnológica, linguagens, interações e narrativas na cibercultura, com destaque para os jogos eletrônicos e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Os pesquisadores do grupo, incluindo bolsistas de iniciação científica, mestrandos e doutorandos, desenvolvem projetos aprovados em editais do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
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Grupo de Estudos e Pesquisas Alteritas: Diferenças, Arte e Educação

O ALTERITAS: Diferença, Arte e Educação, é um grupo de pesquisa e extensão, localizado no Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina. O grupo foi criado pela professora Ida Mara Freire, em 1996 e desenvolve pesquisas e extensão com vistas a valorizar as diferenças e o protagonismo dos movimentos sociais pela equidade racial e de gênero, tendo como princípio o diálogo na pluralidade. Seus projetos atualmente articulam pesquisas em ações afirmativas, gênero e relações raciais. Entre os anos de 2014 a 2016 desenvolveu o projeto “Negras Vozes: arte, presença e memória”, com Mostra Itinerante sobre intelectuais negros e Saraus poéticos-musicais; em 2016 realizou o Curso de extensão “Introdução ao pensamento de Frantz Fanon”; de 2016 a 2017 organizou o III Congresso de Pesquisadores/as Negro/as da Região Sul (III COPENE SUL); e atualmente esta desenvolvendo o projeto de pesquisa e extensão: Negras Vozes e Acervo Digital “Resistências Negras em Santa Catarina”, de 2017 a 2018.
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Laboratório de História Indígena(LabHin)

Desde 5 de novembro de 1998, O Laboratório de História Indígena vem desenvolvendo pesquisas com povos indígenas em diversas regiões do Brasil, destacados através de trabalhos acadêmicos e na produção de materiais pedagógicos como livros, jogos e cadernos de atividades, desenvolvidos em parceria com professores e escolas indígenas. O LABHIN desde 2022 integra a rede colaborativa anticolonial Yãné que fomenta práticas interdisciplinares e interculturais a partir de pesquisas e ações anticoloniais. O Laboratório de História Indígena – LABHIN – integra o Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, junto à  linha de pesquisa História Indígena, Etnohistória e Arqueologia.

 

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Laboratório de Tradução e Performance: Experimentextos 

Desde 2020, o Experimentextos se configura na UFSC como projeto de extensão em arte e cultura, promovendo cursos e oficinas na modalidade remota (durante o período da pandemia de Covid-19) voltadas para a prática da leitura em voz alta, a experimentação vocal e corporal do texto, a compreensão teórica da leitura como performance, bem como a reflexão sobre a poesia vocal como prática incorporada que amplia as concepções do literário. Para além de espaço de pesquisa e capacitação, o laboratório se propõe como lugar de experimentação, resultando na criação de traduções, performances e vídeo performances. Desde 2023, o Laboratório promove oficinas de criação em poesia e performance em escolas e centros culturais, em parceria com docentes da área de Linguagens ou responsáveis por bibliotecas escolares, compreendendo que dinamizar a leitura em ambientes lúdicos, abertos ao jogo e à escuta dos textos, das vozes e dos corpos leitores, pode ser um apoio motivador e parte integrante de uma política cultural de incentivo à leitura e à criação poética.

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Grupo de Pesquisa: Educação para sustentabilidade no ambiente construído

Grupo dedicado a promover a sustentabilidade no ambiente construído para todos, incluindo, além de alunos da graduação e pós-graduação, profissionais do setor da construção civil, a sociedade em geral e crianças, adolescentes e professores de escolas de ensino fundamental. A disseminação do conhecimento é feita por meio de publicações técnicas e científicas, realização de cursos técnicos, palestras e treinamentos e criação de conteúdo em redes sociais. Nas escolas de ensino fundamental são disponibilizados materiais didáticos desenvolvidos em linguagem infantojuvenil, realização de aulas e oficinas com as crianças e adolescentes e capacitação dos professores.

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Instituto de Geração de Tecnologias do Conhecimento (KW)

O Instituto Kw é uma incubadora de projetos e pesquisas, uma certificadora de qualidade em produção de conhecimento cientifico e uma plataforma da ativos de conhecimento voltados para inovação cientifica, tecnológica e social, integrando as perspectivas da ciência, tecnologia e sociedade.

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Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação e Arte

O – Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação e Arte, está subdividido em dois sub-grupos a considerar suas ênfases. Contudo o grande tema do grupo é a questão da formação humana. Descrição do GRAFIA: Pensar ou teorizar sobre a educação exige o paciente trabalho de elucidação de premissas e valores que regulem a escolha de meios e de fins, ambos voltados à promoção do humano e dos seus possíveis. É sob essa perspectiva, a de refletir sobre estratégias que contemplem a promoção do humano em toda a variedade permitida por essa condição que escolhemos investigar alguns dos aspectos envolvidos na formação humana. Objetivo Geral: Desenhar uma constelação teórica sobre a ideia de formação humana por meio de revisões de alguns textos clássicos filosófico-literários para fazer fluir possibilidades interpretativas como expressão de estudos de natureza filosófico-educacional.
Aprofundar, por meio do GRAFIA, as diversas dinâmicas de pensar a pedagogia e seus procedimentos práticos em ambientes educativos aproximando os estudantes envolvidos nos estudos da linha de pesquisa Filosofia da Educação.
Objetivos Específicos:Construir referenciais conceituais visando incentivar novas pesquisas que alarguem a ideia de formação humana aliada aos processos de aprendizagem, corpo, estética, cultura.
Contribuir com os profissionais da educação envolvidos com a tarefa de educar e de ensinar a se aproximarem de diferentes referências teóricas a fim de desafiá-los a teorizarem sobre suas práticas educacionais.

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