Formações Realizadas
Reforma do Ensino Médio, BNCC e Currículo Catarinense: cadê a Geografia?O objetivo do minicurso foi conhecer e entender as mudanças promovidas pela implementação da BNCC, bem como a Reforma do Ensino Médio, para a Geografia no contexto escolar. |
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Altas Habilidades/ SuperdotaçãoA oficina trata o conceito de Altas Habilidades/Superdotação. As características dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Os mitos em relação às Altas Habilidades/Superdotação. Teoria das Inteligências Múltiplas. Altas Habilidades/Superdotação na educação infantil, educação básica e ensino superior. |
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Como reconhecer o Bullying EscolarO bullying se caracteriza por um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro(s) causando dor, angústia e sofrimento (FANTE, 2005). Frente a isso, a oficina propõe uma discussão com professores, sobre este tipo de violência, objetivando compreender o que é o fenômeno bullying, quais as características de seus participantes e como ele se estrutura frente ao cotidiano escolar. A partir disso, fazer uma sensibilização inicial para a produção de um instrumento que vise identificar quais os tipos de violência presentes na escola em que estão atuando, bem como, quais destas situações se configuram como bullying escolar. |
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Singularidades e Aprendizagens – AutismosA oficina teve o objetivo de desmistificar alguns conceitos referentes ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), relacionados à escola, família, questão social. Apresentar possibilidades de métodos, estratégias e recursos didáticos. Parceria do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com a sala de aula. Atuação do bolsista, mediações e sugestões das aprendizagens dos estudantes com esse Transtorno do Espectro Autista. |
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COAMAR: Oficina de Construção de Materiais e Recursos Pedagógicos para Estudantes com deficiênciaA oficina teve como temática central a Educação Inclusiva e objetiva aproximação dos participantes com os conceitos, as reflexões e os pressupostos que norteiam as práticas de inclusão no ambiente escolar, utilizando-se para isso, da construção de jogos e materiais de apoio pedagógico adaptados direcionados a estudantes com ou sem deficiência.
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A importância da relação família/escola na inclusão escolar
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O Estudo do Meio e práticas interdisciplinaresO objetivo do curso foi a compreensão do estudo do meio como uma metodologia de ensino interdisciplinar com apresentação de práticas pedagógicas integrativas. |
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Implicações Educacionais de Deficiência Física e Paralisia Cerebral
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A influência do desempenho das atividades de vida diária e instrumentais no ambiente escolarOs tópicos abordados na oficina foram: considerações sobre cotidiano, ocupações e desenvolvimento. Atividades de Vida Diária (AVDs). Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs). Relatos sobre o desempenho de AVDs e AIVDs no ambiente escolar. Barreiras e facilitadores para o desempenho. Estratégias para estimular o desempenho das AVDs e AIVDs no ambiente escolar. Importância da participação no desempenho das AVDs e AIVDs: habilidade, autonomia, independência, senso de autoeficácia e responsabilidade. |
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O uso do Google Maps como recurso didáticoA oficina oferecida com o título “O uso do Google Maps como recurso didático para cartografia escolar” pretende apresentar algumas possibilidades desse recurso tecnológico para professores e estudantes. |
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Educação de Jovens e Adultos: Desafios para os futuros ProfessoresA oficina teve por objetivos situar as especificidades da Educação de Jovens e Adultos no contexto da educação Básica. Discutir os desafios para o ensino de geografia na perspectiva da identidade pedagógica própria da modalidade. Planejar uma aula a partir de materiais disponibilizados no encontro. |
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A Gestão da Escola e o Projeto Político Pedagógico: Eu professor@ o que tenho a ver com isso?Assuntos abordados na oficina: O que é um Projeto Político Pedagógico. O Decreto nº 1794/13 sobre a Gestão Escolar pública de Santa Catarina. O(a) professor(a) e a Gestão Democrática da Escola. O(a) professor(a) e o Projeto Político Pedagógico da Escola. Diagnóstico situacional do Projeto Político Pedagógico. Responsabilidades e possibilidades de atuação/contribuição do(a) professor(a) no processo de Gestão da Escola. |
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Comunicação não violenta, Psicologia Positiva e a dança terapêutica – Mind-dance como ferramentas pedagógicas para docenteTópicos abordados na oficina: Método da Comunicação Não Violenta criada pelo americano Marshall Rosemberg. Empatia como uma forma assertiva de comunicar-se e melhor atender as necessidades individuais. Psicologia Positiva e a dança terapêutica Mind-dance como ferramentas pedagógicas para docentes no ambiente escolar. |
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Avaliação da AprendizagemAo final do curso espera-se que os participantes sejam capazes de: Conhecer as principais concepções e práticas de avaliação da aprendizagem e suas implicações para a vida dos sujeitos; Refletir criticamente sobre suas práticas avaliativas; |
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Sociodrama Pedagógico como Metodologia de Ensino na EducaçãoEsta oficina abordou a socionomia e o sociodrama pedagógico: etapas, contextos, instrumentos, métodos e jogos do sociodrama. Assim, tem como objetivo introduzir o sociodrama como metodologia de ensino na educação básica. |
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Educação Bilíngue no contexto inclusivoA oficina aborda as filosofias subjacentes à Educação de Surdos. A Surdez como diferença linguística. A Surdez como experiência visual. Práticas educacionais inclusivas para surdos. |
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A (im)possibilidade do mapa: diálogos entre arte contemporânea e educação geográficaA oficina tratou sobre a educação geográfica, o ensino de cartografia e as possibilidades de diálogo com a arte contemporânea. Objetivos: Apresentar possibilidades de leitura do mundo e do espaço geográfico com/pela arte contemporânea; Refletir sobre os modos hegemônicos de como as imagens nos educam na educação geográfica; Compreender como a cartografia crítica potencializa o ensino de cartografia na escola; Analisar possibilidades de construção de recursos pedagógicos utilizando as linguagens artísticas. |
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Agroflorestas, Agricultura Sintrópica e Educação Ambiental na construção de hortas escolaresObjetivos da oficina: apresentar os princípios e técnicas da agrofloresta e agricultura sintrópica de Ernst Götsch; incentivar a inserção da educação ambiental transversalmente nas áreas do conhecimento escolar; instruir a construção e manejo de hortas escolares. |
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Metodologia de ensino superiorO objetivo geral dessa oficina é fornecer os elementos necessários para compreender os elementos teórico-metodológicos do ensino superior, tendo como objetivos específicos: Compreender as funções do trabalho docente no Ensino Superior; Refletir sobre o Projeto Político Pedagógico do Curso; Elaborar planejamentos de ensino e refletir seus elementos básicos; Compreender os elementos básicos presentes na organização do trabalho pedagógico: formulação de objetivos de aprendizagem, definição de conteúdos e instrumentos de avaliação. |