PROFC41 – A Cartografia Social como recurso metodológico para o ensino de Geografia
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada “A Cartografia Social como recurso metodológico para o ensino de Geografia” é direcionado para professores que trabalham conteúdos de Geografia no Ensino Fundamental - Anos Finais ou Anos Iniciais, Ensino Médio e nas variadas modalidades de ensino da educação básica. |
EMENTA |
Território, sujeitos e suas territorialidades. Cartografia Social. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Cartografia Social: histórico e fundamentos O ensino de Geografia e a realidade dos/as estudantes O território da escola: os sujeitos e suas territorialidades Produção de mapas com o uso de técnicas de Cartografia Social Análise e discussão da realidade do território a partir da Cartografia Social. |
OBJETIVO |
Pesquisar, sistematizar e analisar dados dos territórios do entorno da escola por meio de técnicas da Cartografia Social possibilitando, a um só tempo, o conhecimento da realidade, o estudo da cartografia e a identificação de possibilidades de intervenção e transformação do território. |