PROFC23 – Neurociência e Educação Especial
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada Neurociência e Educação Especial é direcionado a professores e gestores que atuam no Atendimento Educacional Especializado. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Neuromorfologia e Neurofisiologia aplicadas à Educação Especial; Neurociência e Ciências Cognitivas - Educar para a Equidade; Desenvolvimento neural, cognitivo e emocional em diferentes condições especiais Do ato motor ao ato mental – Psicomotricidade e Cognição; Transtornos da Aprendizagem – contribuições da Neuropsicopedagogia; Práticas de estimulação cognitiva; Desenvolvendo habilidades socioemocionais no Atendimento Educacional |
OBJETIVO |
Oferecer suportes teóricos e práticos na compreensão e utilização da Neurociência no Atendimento Educacional Especializado, apresentando os princípios da Neurociência e construindo os correlatos com a Saúde e Educação de pessoas em condições educacionais especiais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Apresentar os paradigmas e princípios da Neurociência, proporcionando maior autonomia do educador no entendimento dessa importante área do conhecimento; Apresentar as relações necessárias entre Neurociência e Educação, de maneira que o educador possa pensar suas práticas com referência aos paradigmas das duas áreas do conhecimento; Construir práticas educacionais com base nos paradigmas da Neurociência e ênfase no Atendimento Educacional Especializado e nos Transtornos da Aprendizagem. Construir as relações entre saúde e aprendizagem tendo como paradigma a Neurociência. Apresentar recursos psicomotores e sociais a partir de práticas pedagógicas embasadas na Neurociência. |
JUSTIFICATIVA DO CURSO |
Resolução CEE-SC Nª 100-2016 que estabelece as normas para a Educação Especial do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina Decreto nº 3.298/ 1999 que regulamenta a Lei no 7.853/1989 sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei 13.005/2014 . Plano Nacional de Educação: Meta 4 - Educação Especial |