PROFC99 – Avaliação da Aprendizagem
| PÚBLICO ALVO |
| O curso de formação continuada Avaliação da Aprendizagem é direcionado a professores e gestores que atuam em todas as etapas e modalidades da educação básica. |
| EMENTA |
| Marcos Legais. Concepções de aprendizagem, educação e avaliação. Características e funções da avaliação. Instrumentos avaliativos. Planejamento e gestão da avaliação. Avaliação e o fracasso escolar. |
| MODALIDADE |
| O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
| CERTIFICAÇÃO |
| Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
| TEMÁTICAS |
| 1. Marcos Legais. LDB e BNCC; 2. Concepções de aprendizagem, educação e avaliação. Teorias da aprendizagem: Vygotsky e Wallon Pedagogia tradicional, pedagogia construtivista e crítica 3. Características da avaliação. Etapas do processo avaliativo Avaliação na prática docente 4. Planejamento e gestão da avaliação. Instrumentos, indicadores, critérios e práticas avaliativas Avaliação em larga escala e avaliação em pequena escala 5.Avaliação e o fracasso escolar Avaliação como ato pedagógico Avaliação como ato político |
| OBJETIVO |
| Ao final do curso espera-se que os participantes sejam capazes de Conhecer as principais concepções e práticas de avaliação da aprendizagem e suas implicações para a vida dos estudantes e refletir criticamente sobre suas práticas avaliativas. |





