PROFC99 – Avaliação da Aprendizagem

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada Avaliação da Aprendizagem é direcionado a professores e gestores que atuam em todas as etapas e modalidades da educação básica.
EMENTA
Marcos Legais. Concepções de aprendizagem, educação e avaliação. Características e funções da avaliação. Instrumentos avaliativos. Planejamento e gestão da avaliação. Avaliação e o fracasso escolar.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
1. Marcos Legais.
LDB e BNCC;
2. Concepções de aprendizagem, educação e avaliação.
Teorias da aprendizagem: Vygotsky e Wallon
Pedagogia tradicional, pedagogia construtivista e crítica
3. Características da avaliação.
Etapas do processo avaliativo
Avaliação na prática docente
4. Planejamento e gestão da avaliação.
Instrumentos, indicadores, critérios e práticas avaliativas
Avaliação em larga escala e avaliação em pequena escala
5.Avaliação e o fracasso escolar
Avaliação como ato pedagógico
Avaliação como ato político
OBJETIVO
Ao final do curso espera-se que os participantes sejam capazes de Conhecer as principais concepções e práticas de avaliação da aprendizagem e suas implicações para a vida dos estudantes e refletir criticamente sobre suas práticas avaliativas.