PROFC94 – Neurociência e práticas pedagógicas na condição autista
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada Neurociência e Práticas Pedagógicas na Condição Autistas é direcionado a professores e gestores que atuem na Educação Básica. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Concepções de Deficiência;Neurociência da condição autista; Transtornos da aprendizagem, da linguagem e sociabilidade na condição autista; Funções executivas e autismo; Hiperfoco e rigidez cognitiva; Práticas pedagógicas na condição autista. |
OBJETIVO |
Fomentar práticas pedagógicas mais eficazes na intervenção com crianças e adolescentes na condição autista visando melhorias nas habilidades de linguagem socioemocionais e nas funções executivas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Propiciar os saberes acerca da condição autista embasados na Neurociência; Compreender as especificidades de aprendizagem, de linguagem e de sociabilidade na condição autista; Construir práticas pedagógicas para melhorar as funções executivas e aprendizagem na condição autista; Fomentar os saberes necessários para maior autonomia do educador na tomada de decisões envolvendo alunos da condição autista. |
JUSTIFICATIVA |
Resolução CEE-SC Nª 100-2016 que estabelece as normas para a Educação Especial do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina Decreto nº 3.298/ 1999 que regulamenta a Lei no 7.853/1989 sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei 13.005/2014 . Plano Nacional de Educação: Meta 4 - Educação Especial |