PROFC94 – Neurociência e práticas pedagógicas na condição autista

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada Neurociência e Práticas Pedagógicas na Condição Autistas é direcionado a professores e gestores que atuem na Educação Básica.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
Concepções de Deficiência;Neurociência da condição autista;
Transtornos da aprendizagem, da linguagem e sociabilidade na condição autista;
Funções executivas e autismo;
Hiperfoco e rigidez cognitiva;
Práticas pedagógicas na condição autista.
OBJETIVO
Fomentar práticas pedagógicas mais eficazes na intervenção com crianças e adolescentes na condição autista visando melhorias nas habilidades de linguagem socioemocionais e nas funções executivas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Propiciar os saberes acerca da condição autista embasados na Neurociência;
Compreender as especificidades de aprendizagem, de linguagem e de sociabilidade na condição autista;
Construir práticas pedagógicas para melhorar as funções executivas e aprendizagem na condição autista;
Fomentar os saberes necessários para maior autonomia do educador na tomada de decisões envolvendo alunos da condição autista.
JUSTIFICATIVA
Resolução CEE-SC Nª 100-2016 que estabelece as normas para a Educação Especial do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina
Decreto nº 3.298/ 1999 que regulamenta a Lei no 7.853/1989 sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência.
Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Lei 13.005/2014 . Plano Nacional de Educação: Meta 4 - Educação Especial