PROFC91 – Descoberta e a criação de conceitos: no discurso e na prática pedagógica
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada Descoberta e a criação de conceitos: no discurso e na prática pedagógica é direcionado a professores que ensinam conteúdos de filosofia para o Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos. |
EMENTA |
Filosofia da diferença e educação: da descoberta à criação de conceitos. Discursos filosófico-educacionais modernos e contemporâneos. Travessias formativas em Nietzsche: "conhece-te a ti mesmo ou tornar-se o que se é". Unidade didática e coerência metodológica: objetivos, conteúdo, sequência de atividades, recursos didáticos e avaliação. Experimentos didático-pedagógico versus planejamento do sistema Educarweb. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Filosofia da diferença sob suspeita: Nietzsche pensador antissistemático, autor contraditório? Modernidade e Pós Modernidade: o vínculo indissociável entre o conteúdo filosófico e o estilo (as formas estilísticas na sala de aula). A descoberta (conhece-te a ti mesmo) versus criação (tornar-se o que se é). Conceito de educação menor: Silvio Gallo, implicações práticas e metodológicas. Metodologia: Sensibilização, Problematização, Investigação e Conceituação. Unidade Didática: Objetivos, Conteúdo, Atividades e Recursos didáticos. Gêneros literários da filosofia e o Planejamento das aulas (Educarweb) Contra a desumanização: exploração e dominação, contrária a liberdade e a singularidade. |
OBJETIVO |
Compreender a passagem da modernidade para pós-modernidade problematizando a filosofia da educação como fundamentação a partir da influência das filosofias da diferença. Para pensar o ensino da filosofia no Brasil, investigando os aspectos totalitários da educação tradicional (arcaicos), ao mesmo tempo, a defesa da escola contra a perpetuação de uma sociedade de exploração e dominação do humano (contra a desumanização). |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Examinar os discursos educacionais e o contraponto pedagógico entre descobrir (saber) e criar (inventar); Discutir o valor das vivências e experiências em Nietzsche em detrimento da educação moderna, isto é, na fonte das filosofias da diferença; Problematizar a defesa da escola contra uma sociedade de exploração e dominação, contrária à liberdade e a singularidade; Reconhecer as implicações práticas e metodológicas da teoria e do conceito de educação menor, por vezes, a partir de uma troca de experimentos e práticas; Refletir e criar outros experimentos didáticos e metodológicos no ensino da filosofia, considerando a diferença na formação humana, as fases e o desenvolvimento cognitivo moderno. |