PROFC83 – Comunicação e relacionamento com parentes de crianças na condição autista

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada Comunicação e relacionamento com parentes de crianças na condição autista é direcionado a professores e gestores que atuem na Educação infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais da Educação Básica.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
Princípios da Psicologia Positiva.
Neurociência, comunicação e relações interpessoais.
Autismo e problemas de aprendizagem, linguagem, emoções e sociabilidade.
Parentalidade Neurodivergente, aspectos emocionais, luto e problemática.
Programa de Comunicação e Relacionamento educadores-parentes de crianças neurodivergentes.
OBJETIVO
Capacitar os educadores para um programa voltado à melhoria da comunicação e do relacionamento. O programa tem como base a Psicologia Positiva e a Neurociência e tem por objetivo gerar empatia, melhorar as aprendizagens de crianças na condição autista.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar saberes e práticas da Psicologia Positiva e da Neurociência no que tange à comunicação e relacionamentos interpessoais.
Compreender as especificidades da prendizagem, de linguagem, emocionais e de sociabilidade na condição autista;
Compreender as especificidades da parentalidade neurodivergente;
Apresentar o Programa de Comunicação e de Relacionamento educadores-parentes de crianças neurodivergentes, capacitando os educadores na utilização da ferramenta.
JUSTIFICATIVA
Resolução CEE-SC Nª 100-2016 que estabelece as normas para a Educação Especial do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina
Decreto nº 3.298/ 1999 que regulamenta a Lei no 7.853/1989 sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência.
Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Lei 13.005/2014 . Plano Nacional de Educação: Meta 4 - Educação Especial