PROFC83 – Comunicação e relacionamento com parentes de crianças na condição autista
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada Comunicação e relacionamento com parentes de crianças na condição autista é direcionado a professores e gestores que atuem na Educação infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais da Educação Básica. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Princípios da Psicologia Positiva. Neurociência, comunicação e relações interpessoais. Autismo e problemas de aprendizagem, linguagem, emoções e sociabilidade. Parentalidade Neurodivergente, aspectos emocionais, luto e problemática. Programa de Comunicação e Relacionamento educadores-parentes de crianças neurodivergentes. |
OBJETIVO |
Capacitar os educadores para um programa voltado à melhoria da comunicação e do relacionamento. O programa tem como base a Psicologia Positiva e a Neurociência e tem por objetivo gerar empatia, melhorar as aprendizagens de crianças na condição autista. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Apresentar saberes e práticas da Psicologia Positiva e da Neurociência no que tange à comunicação e relacionamentos interpessoais. Compreender as especificidades da prendizagem, de linguagem, emocionais e de sociabilidade na condição autista; Compreender as especificidades da parentalidade neurodivergente; Apresentar o Programa de Comunicação e de Relacionamento educadores-parentes de crianças neurodivergentes, capacitando os educadores na utilização da ferramenta. |
JUSTIFICATIVA |
Resolução CEE-SC Nª 100-2016 que estabelece as normas para a Educação Especial do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina Decreto nº 3.298/ 1999 que regulamenta a Lei no 7.853/1989 sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei 13.005/2014 . Plano Nacional de Educação: Meta 4 - Educação Especial |