PROFC82 – Neurociência e Transtornos da Aprendizagem – Teoria e Prática
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada Neurociência e Transtornos da Aprendizagem – teoria e prática é direcionado a professores e gestores que atuem na Educação Básica. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Transtornos da Aprendizagem: conceituação e tipologia. Psicologia Cognitiva e Neurociência na compreensão dos transtornos da aprendizagem. A importância das abordagens da Neuropsicopedagogia e da Psicomotricidade nas práticas pedagógicas nos Transtornos da Aprendizagem. Princípios da estimulação cognitiva aplicados aos Transtornos da Aprendizagem. |
OBJETIVO |
Apresentar e discutir os Transtornos da Aprendizagem na perspectiva da Psicologia Cognitiva e da Neurociência e exercitar práticas pedagógicas embasadas nos paradigmas propostos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender os Transtornos da Aprendizagem a partir dos paradigmas da Psicologia Cognitiva e da Neurociência. Discutir e adaptar práticas da clínica neuropsicopedagógica e da psicomotricidade para transtornos da aprendizagem; Apresentar e exercitar circuitos de estimulação cognitiva, psicomotora e socioemocional, a partir de jogos, dinâmicas e exercícios de estimulação. |
JUSTIFICATIVA |
Resolução CEE-SC Nª 100-2016 que estabelece as normas para a Educação Especial do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina Decreto nº 3.298/ 1999 que regulamenta a Lei no 7.853/1989 sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei 13.005/2014 . Plano Nacional de Educação: Meta 4 - Educação Especial |