PROFC82 – Neurociência e Transtornos da Aprendizagem – Teoria e Prática

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada Neurociência e Transtornos da Aprendizagem – teoria e prática é direcionado a professores e gestores que atuem na Educação Básica.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
Transtornos da Aprendizagem: conceituação e tipologia.
Psicologia Cognitiva e Neurociência na compreensão dos transtornos da aprendizagem.
A importância das abordagens da Neuropsicopedagogia e da Psicomotricidade nas práticas pedagógicas nos Transtornos da Aprendizagem.
Princípios da estimulação cognitiva aplicados aos Transtornos da Aprendizagem.
OBJETIVO
Apresentar e discutir os Transtornos da Aprendizagem na perspectiva da Psicologia Cognitiva e da Neurociência e exercitar práticas pedagógicas embasadas nos paradigmas propostos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender os Transtornos da Aprendizagem a partir dos paradigmas da Psicologia Cognitiva e da Neurociência.
Discutir e adaptar práticas da clínica neuropsicopedagógica e da psicomotricidade
para transtornos da aprendizagem;
Apresentar e exercitar circuitos de estimulação cognitiva, psicomotora e socioemocional, a partir de jogos, dinâmicas e exercícios de estimulação.
JUSTIFICATIVA
Resolução CEE-SC Nª 100-2016 que estabelece as normas para a Educação Especial do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina
Decreto nº 3.298/ 1999 que regulamenta a Lei no 7.853/1989 sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência.
Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Lei 13.005/2014 . Plano Nacional de Educação: Meta 4 - Educação Especial