PROFC79 – O papel da pessoa branca no combate ao racismo: reflexões e reflexos digitais
| PÚBLICO ALVO |
| A atividade formativa O papel da pessoa branca no combate ao racismo: reflexões e reflexos digitais é direcionada a professores, gestores e demais profissionais que atuam na Educação Básica. |
| MODALIDADE |
| O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
| CERTIFICAÇÃO |
| Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
| TEMÁTICAS |
| Contextualização do racismo na sociedade brasileira. Estudo de trechos da DCNERER. Estudo e análise de trechos de casos de racismo no cotidiano da sociedade brasileira, com ênfase no esporte e na escola. Desenho de Atividades/Sequências didáticas para potencializar a diversidade cultural da escola. |
| OBJETIVO |
| Apresentar e discutir conceitos e estudos sobre racismo na sociedade brasileira e seus desdobramentos na escola |
| JUSTIFICATIVA |
| Contribuir para a efetivação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Decreto n4.886/2003) afirmando o caráter pluriétnico da sociedade brasileira e promovendo o reconhecimento do papel ocupado pela cultura indígena e afro-brasileira como elementos integrantes da nacionalidade e do processo civilizatório nacional. Resolução CNE/CP nº 1/2004, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, fundamentada no Parecer CNE/CP nº 3/2004; Contribuir para a implementação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 que regulamentam a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos currículos das redes de ensino da educação básica. Contribuir para a efetivação do Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica (Lei n 12.288/2010) |





