PROFC76 – Oficina de mapas táteis como recurso didático para um ensino inclusivo

PÚBLICO ALVO
A atividade formativa ‘Oficina de mapas táteis como recurso didático para um ensino inclusivo’ é direcionado a professores que ensinam conteúdos de geografia na Educação Básica.

MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
A deficiência visual e baixa-visão.
Mapas táteis – conceito, função e como representação para o pensamento espacial na componente curricular Geografia para as pessoas com deficiência visual e baixa-visão.
Alfabeto da linguagem gráfica dos mapas táteis
Elementos e características de um mapa tátil.
Escrita e Leitura Braille nos mapas táteis.
Confecção de mapas táteis escolares.
OBJETIVO
Apresentar a proposição dos mapas táteis para mobilidade, orientação e conhecimento da representação espacial geográfica, para todos, em especial pelas pessoas com deficiência visual ou baixa visão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar as necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência visual ou baixa visão em termos de mobilidade, orientação e para adquirir conhecimento espacial geográfico;
Apresentar diferentes materiais e métodos de produção para assegurar a durabilidade e objetividade dos mapas táteis;
Elaborar um mapa tátil escolar com uso do Braille.