PROFC76 – Oficina de mapas táteis como recurso didático para um ensino inclusivo
PÚBLICO ALVO |
A atividade formativa ‘Oficina de mapas táteis como recurso didático para um ensino inclusivo’ é direcionado a professores que ensinam conteúdos de geografia na Educação Básica. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
A deficiência visual e baixa-visão. Mapas táteis – conceito, função e como representação para o pensamento espacial na componente curricular Geografia para as pessoas com deficiência visual e baixa-visão. Alfabeto da linguagem gráfica dos mapas táteis Elementos e características de um mapa tátil. Escrita e Leitura Braille nos mapas táteis. Confecção de mapas táteis escolares. |
OBJETIVO |
Apresentar a proposição dos mapas táteis para mobilidade, orientação e conhecimento da representação espacial geográfica, para todos, em especial pelas pessoas com deficiência visual ou baixa visão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Apresentar as necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência visual ou baixa visão em termos de mobilidade, orientação e para adquirir conhecimento espacial geográfico; Apresentar diferentes materiais e métodos de produção para assegurar a durabilidade e objetividade dos mapas táteis; Elaborar um mapa tátil escolar com uso do Braille. |