PROFC74 – Pedagogias decoloniais: práticas e sonhos em movimento! O que são? O que movem?

PÚBLICO ALVO
A atividade formativa Pedagogias decoloniais: práticas e sonhos em movimento! O
que são? O que movem? é direcionado a professores de história que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Ensino Médio e EJA e pedagogos.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
Modernidade: construção e desconstrução
Modernidade e Colonialidade
Movimento Decolonial e Contra-colonial
Pensamento Decolonial
Pedagogias Decoloniais e Educação Básica: um diálogo teórico-prático
Direitos Humanos e Pensamento Decolonial
As leis 10639/2003 e 11645/2008 e o Pensamento Decolonial: desafios e possibilidades
Experiências de Pedagogias Decoloniais no Brasil e na América Latina.
Práticas pedagógicas decoloniais, sonhos em movimento
OBJETIVO
O objetivo geral do minicurso “Pedagogias decoloniais: práticas e sonhos em movimento! O que são? O que movem?” é definir e problematizar o conceito de pedagogias decoloniais, de modo a tomá-las como uma possibilidade para o contexto da Educação Básica, envolvendo todas as etapas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Dialogar com um conjunto de pedagogias que se apresentam como decoloniais;
(Re) significar a educação comprometida com o debate crítico e com a formação para os Direitos Humanos, em diálogo com as leis 10639/2003 e 11645/2008.