PROFC74 – Pedagogias decoloniais: práticas e sonhos em movimento! O que são? O que movem?
PÚBLICO ALVO |
A atividade formativa Pedagogias decoloniais: práticas e sonhos em movimento! O que são? O que movem? é direcionado a professores de história que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Ensino Médio e EJA e pedagogos. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Modernidade: construção e desconstrução Modernidade e Colonialidade Movimento Decolonial e Contra-colonial Pensamento Decolonial Pedagogias Decoloniais e Educação Básica: um diálogo teórico-prático Direitos Humanos e Pensamento Decolonial As leis 10639/2003 e 11645/2008 e o Pensamento Decolonial: desafios e possibilidades Experiências de Pedagogias Decoloniais no Brasil e na América Latina. Práticas pedagógicas decoloniais, sonhos em movimento |
OBJETIVO |
O objetivo geral do minicurso “Pedagogias decoloniais: práticas e sonhos em movimento! O que são? O que movem?” é definir e problematizar o conceito de pedagogias decoloniais, de modo a tomá-las como uma possibilidade para o contexto da Educação Básica, envolvendo todas as etapas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Dialogar com um conjunto de pedagogias que se apresentam como decoloniais; (Re) significar a educação comprometida com o debate crítico e com a formação para os Direitos Humanos, em diálogo com as leis 10639/2003 e 11645/2008. |