PROFC70 – Imaginários escolares: gestão democrática, violências e mediação de conflitos

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada Imaginários escolares: gestão democrática, violências e mediação de conflitos é direcionado para professores e gestores que atuam em todas as etapas da Educação Básica.
EMENTA
Formação ética. Cidadania. Imaginário escolar. Valores. Normas, regras e réguas. Modos de vida e modos de ensino. Conflitos. A questão da violência na escola
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
Primeira Parte (4 horas):
1. Imaginários escolares;
2. A questão do Bullying: coerção ou voluntariedade?
3. Oficina: maiores e menores bens e males.

Segunda Parte (4 horas)
4. Modelos de prática de mediação;
5. Comunicação não-violenta;
6. Oficina identificação de frases.

Terceira Parte (4 horas):
7. Resgate do diálogo;
8. Dimensões filosóficas: como ensinar a ética?
9. Oficina Jogo só pergunta.

Quarta Parte (4 horas)
10. E se o conhecimento fosse uma emoção?
11. Entre liberdade e igualdade;
12. Panorama histórico da oposição entre régua rígida e régua moldável;
13. Oficina Cartografia das emoções escolares.
OBJETIVO
Contribuir para a compreensão dos aspectos históricos, filosóficos e jurídicos da mediação na escola, identificando a presença (e a urgência) de boas práticas de convívio social pacífico e dialógico na formação ética dos indivíduos enquanto envolvidos em experiências coletivas de resolução de conflitos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Examinar algumas teorias sobre violência e conflitos
Avaliar o debate histórico entre excesso de liberdade e igualdade
Procurar conceitos orientadores do diálogo na escola
Revalorizar a imaginação na escola
Entender o significado de gestão democrática
Compreender o arcabouço teórico e histórico da mediação de conflitos
Propor alguns modelos e exercícios de mediação de conflitos
Apontar para a urgência da institucionalização da mediação escolar.