PROFC70 – Imaginários escolares: gestão democrática, violências e mediação de conflitos
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada Imaginários escolares: gestão democrática, violências e mediação de conflitos é direcionado para professores e gestores que atuam em todas as etapas da Educação Básica. |
EMENTA |
Formação ética. Cidadania. Imaginário escolar. Valores. Normas, regras e réguas. Modos de vida e modos de ensino. Conflitos. A questão da violência na escola |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Primeira Parte (4 horas): 1. Imaginários escolares; 2. A questão do Bullying: coerção ou voluntariedade? 3. Oficina: maiores e menores bens e males. Segunda Parte (4 horas) 4. Modelos de prática de mediação; 5. Comunicação não-violenta; 6. Oficina identificação de frases. Terceira Parte (4 horas): 7. Resgate do diálogo; 8. Dimensões filosóficas: como ensinar a ética? 9. Oficina Jogo só pergunta. Quarta Parte (4 horas) 10. E se o conhecimento fosse uma emoção? 11. Entre liberdade e igualdade; 12. Panorama histórico da oposição entre régua rígida e régua moldável; 13. Oficina Cartografia das emoções escolares. |
OBJETIVO |
Contribuir para a compreensão dos aspectos históricos, filosóficos e jurídicos da mediação na escola, identificando a presença (e a urgência) de boas práticas de convívio social pacífico e dialógico na formação ética dos indivíduos enquanto envolvidos em experiências coletivas de resolução de conflitos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Examinar algumas teorias sobre violência e conflitos Avaliar o debate histórico entre excesso de liberdade e igualdade Procurar conceitos orientadores do diálogo na escola Revalorizar a imaginação na escola Entender o significado de gestão democrática Compreender o arcabouço teórico e histórico da mediação de conflitos Propor alguns modelos e exercícios de mediação de conflitos Apontar para a urgência da institucionalização da mediação escolar. |