PROFC69 – Educação Especial e práticas pedagógicas: limites e possibilidades

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada Educação Especial e práticas Pedagógicas: limites e possibilidades é direcionado a professores e gestores que atuem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental Anos Iniciais.
EMENTA
Introdução à educação especial: história, abordagens teóricas e terminologia. A política de educação especial. O trabalho pedagógico na escola com os estudantes da educação especial na Educação Básica. Medicalização como barreira aos processos de aprendizagem.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
Educação especial, história e sujeitos
Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar
Articulação licenciatura/Educação Especial
Recursos pedagógicos para a Educação Básica.
Medicalização da vida: barreira para a aprendizagem
OBJETIVO
Analisar de maneira crítica e reflexiva o processo de escolarização de estudantes com deficiência, considerando as políticas públicas, práticas pedagógicas e os desafios cotidianos problematizando o processo de educação em uma perspectiva inclusiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Discutir o processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino comum.
Problematizar o processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência na
atualidade.
Analisar conceitos e terminologias que fundamentam a área de conhecimento da Educação Especial.
Problematizar o processo de medicalização e patologização da vida como barreira para a aprendizagem.
JUSTIFICATIVA
Resolução CEE-SC Nª 100-2016 que estabelece as normas para a Educação Especial do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina
Decreto nº 3.298/ 1999 que regulamenta a Lei no 7.853/1989 sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência.
Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Lei 13.005/2014 . Plano Nacional de Educação: Meta 4 - Educação Especial