PROFC69 – Educação Especial e práticas pedagógicas: limites e possibilidades
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada Educação Especial e práticas Pedagógicas: limites e possibilidades é direcionado a professores e gestores que atuem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental Anos Iniciais. |
EMENTA |
Introdução à educação especial: história, abordagens teóricas e terminologia. A política de educação especial. O trabalho pedagógico na escola com os estudantes da educação especial na Educação Básica. Medicalização como barreira aos processos de aprendizagem. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Educação especial, história e sujeitos Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar Articulação licenciatura/Educação Especial Recursos pedagógicos para a Educação Básica. Medicalização da vida: barreira para a aprendizagem |
OBJETIVO |
Analisar de maneira crítica e reflexiva o processo de escolarização de estudantes com deficiência, considerando as políticas públicas, práticas pedagógicas e os desafios cotidianos problematizando o processo de educação em uma perspectiva inclusiva. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Discutir o processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino comum. Problematizar o processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência na atualidade. Analisar conceitos e terminologias que fundamentam a área de conhecimento da Educação Especial. Problematizar o processo de medicalização e patologização da vida como barreira para a aprendizagem. |
JUSTIFICATIVA |
Resolução CEE-SC Nª 100-2016 que estabelece as normas para a Educação Especial do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina Decreto nº 3.298/ 1999 que regulamenta a Lei no 7.853/1989 sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei 13.005/2014 . Plano Nacional de Educação: Meta 4 - Educação Especial |