PROFC62 – Atenção Plena (Mindfulness) na Educação Básica

PÚBLICO ALVO
A atividade formativa Atenção Plena (Mindfulness) na Educação Básica é direcionado a professores, gestores e demais profissionais que atuam na Educação Básica.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
Módulo I
Introdução à Atenção Plena (Mindfulness)
O que é Mindfulness
Histórico e princípios fundamentais
Objetivos e possibilidades de Mindfulness na escola
Recursos e fontes para estudos e aprofundamento
Práticas de Mindfulness

Módulo II
Mindfulness na Educação
Por que Mindfulness na escola? Diferentes justificativas
As habilidades socioemocionais na escola e suas interfaces com Mindfulness
Resultados de pesquisas sobre a implementação de Mindfulness em escolas
Propostas de implementação de atividades de Mindfulness na escola
Exercícios de Mindfulness para diferentes faixas etárias
OBJETIVO
Esta oficina pretende incentivar os professores da Educação Básica a conhecerem e adotarem atividades de Atenção Plena (Mindfulness) no cotidiano escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover o aprimoramento da cognição e da aprendizagem por meio do treinamento em Mindfulness;
Promover a autorregulação emocional, a redução do estresse, a empatia e uma atitude aberta e compassiva nas relações interpessoais.
Contribuir para a inovação da prática docente com ferramentas didáticas baseadas na consideração das inter-relações entre corpo e mente na aprendizagem e no desenvolvimento humano.