PROFC55 – Formação Docente Para a Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo na Educação Básica

PÚBLICO ALVO
A atividade formativa Formação Docente Para a Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo na Educação Básica é direcionado a professores, gestores e demais profissionais que atuam na Educação Básica.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
Módulo I
O Nascimento da noção de raça e racismo;
Colonialismo;
Colonialismo;
Desconstruindo o mito da democracia racial;
Branquitude - supervalorização do branco em detrimento de outros grupos raciais, como negros e indígenas;
Antirracismo;
Educação antirracista.

Módulo II
Branquitude sua reprodução no currículo, nas relações e nos espaços escolares;
Práticas pedagógicas materiais e simbólicas marcadas pela branquitude, raça e racismo que compõem as instituições educativas;
Reprodução do racismo nos currículos e nas práticas pedagógicas;
Quando a escola faz o pacto da branquitude.
A efetivação da Lei 10639/2003 e sua implementação nas escolas da rede estadual;

Módulo III
Construção de planos de aula e ou programas de ensino antirracistas para as várias áreas do conhecimento;
Elaboração de material didático antirracista;
A implementação da Lei 10639/2003 e sua implementação nas escolas da rede estadual.

Módulo IV
Como identificar a violência racial (racismo) na unidade escolar;
Como a unidade escolar, professores, gestores e equipe pedagógica devem atuar;
Formação de uma comissão de combate ao racismo nas unidades escolares;
A implementação da Lei 10639/2003 e sua implementação nas escolas da rede estadual.
OBJETIVO
Desenvolver uma concepção de educação que promova a igualdade racial e combata o racismo nos espaços educacionais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Capacitar professoras e professores para atuarem frente às questões relacionadas à igualdade racial e ao combate ao racismo;
Instrumentalizar servidores públicos das mais variadas instituições quanto ao combate ao racismo, branquitude e promoção do antirracismo;
Promover a conscientização de gestores, educadoras e educadores sobre a importância da Lei 10639/2003 e sua implementação nas escolas públicas;
Incentivar a reflexão crítica sobre as práticas antirracistas no interior das diferentes instituições públicas e educacionais sobre superação do racismo e práticas antirracistas;
Construir instrumentos pedagógicos para o enfrentamento do racismo;
Contribuir para que instituições públicas, escolas, direções, equipes pedagógicas, professores instalem em suas unidades comissões, protocolos procedimentais para os casos de violência racial, incluindo desde o reconhecimento do racismo, o acolhimento e acompanhamento às vítimas até os demais processos administrativos institucionais cabíveis.
JUSTIFICATIVA
Contribuir para a efetivação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Decreto n4.886/2003) afirmando o caráter pluriétnico da sociedade brasileira e promovendo o reconhecimento do papel ocupado pela cultura indígena e afro-brasileira como elementos integrantes da nacionalidade e do processo civilizatório nacional.
Resolução CNE/CP nº 1/2004, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, fundamentada no Parecer CNE/CP nº 3/2004;
Contribuir para a implementação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 que regulamentam a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos currículos das redes de ensino da educação básica.
Contribuir para a efetivação do Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica (Lei n 12.288/2010).