PROFC54 – Da sala de aula ao Campo-sala: aprendendo a ler o mundo através de atividade pedagógica de Geografia – saídas de campo
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada intitulado Da sala de aula ao Campo-sala: aprendendo a ler o mundo através de atividade pedagógica de Geografia – saídas de campo é direcionado para professores de Geografia e professores que ensinam conteúdos de Geografia que atuam na Educação Básica, etapa Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Anos Finais. |
EMENTA |
Ensino de Geografia. Saída de campo. Conceito de Lugar para o ensino de Geografia. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Conceitos básicos de lugar, paisagem, território e espaço; O que é saída de campo? Como executá-la? Prática: saída de campo. |
OBJETIVO |
Apresentar a saída de campo como uma estratégia de ensino-aprendizagem da área de ensino de geografia para crianças do Ensino Fundamental, possibilitando a elas o aprender a ler o mundo a partir de sua realidade (bairro, cidade) e escrever, aprendendo a escrever o mundo do seu jeito. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Promover excursões de saída de campo para locais como parques públicos, praias, entre outros, que possam ajudar a criança a entender o seu mundo; Utilizar dos conceitos básicos da geografia, fazendo com que as criança possam se alfabetizar cartograficamente e conhecer o seu lugar; Conhecer a cidade, a partir do bairro, por meio de passeios, diversões e culturas locais. |