PROFC51 – A produção do Espaço Africano: fundamentos para a educação afro-brasileira e étnico-racial

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada A produção do Espaço Africano: fundamentos para a educação afro-brasileira e étnico-racial é direcionado a professores que ensinam conteúdos de Geografia atuantes em instituições de ensino da educação básica.
EMENTA
Cartografia - histórica como abordagem geográfica de ensino; Desconstrução de grandes de narrativas; Proposição de metodologia para o ensino de história da África.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
A Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial e Letramento Racial
Lei 10.639 e Lei nº 11.645/08
Cartografia-histórica
Estratégias metodológicas e recursos didáticos para o ensino da história da África e a história do Brasil
OBJETIVO
Aprofundar conhecimento teórico sobre o espaço africano, (des)construindo grandes narrativas acerca da história do continente africano a partir da geografia a partir de uma perscpectiva antirracista.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Debater a África a partir do conceito de continente;
Refletir sobre a produção do espaço africano por meio de marcos e fatos históricos com produtos cartográficos;
Apresentar estratégias metodológicas para o encontro de similaridades e diferenças da história da África e a história do Brasil e do mundo
JUSTIFICATIVA
Contribuir para a efetivação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Decreto n4.886/2003) afirmando o caráter pluriétnico da sociedade brasileira e promovendo o reconhecimento do papel ocupado pela cultura indígena e afro-brasileira como elementos integrantes da nacionalidade e do processo civilizatório nacional.
Contribuir para a efetivação do Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica (Lei n 12.288/2010).
Contribuir para a implementação das Leis nº 10.6392003 e 11.645/2008 que regulamentam a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos currículos das redes de ensino da educação básica.