PROFC43 – Alfabetização, letramento, jogos digitais e brincadeiras na escola

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada Alfabetização, letramento, jogos digitais e brincadeiras na escola é direcionado especialmente a professores alfabetizadores, independentemente do nível e/ou modalidade educacional.
EMENTA
Tecnociência capitalista. Tecnociência solidária. Habilidades socioemocionais Sociodrama Pedagógico.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
Breve contextualização sobre alfabetização e letramento
Breve contextualização sobre jogos e brincadeiras.
Os jogos, brincadeiras e a alfabetização e o letramento: experiências e possibilidades de uso.
OBJETIVO
Explicitar as possibilidades de intervenção pedagógica no processo de alfabetização e letramento mediadas pelos jogos digitais e brincadeiras tendo em vista oportunizar o estabelecimento de novas vias significativas de construção do conhecimento das práticas pedagógicas alfabetizadoras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Discutir como os jogos digitais e as brincadeiras podem ser agentes potencializadores dos processos pedagógicos no que se refere a aquisição das habilidades e conhecimentos para a leitura e escrita permeadas pelas práticas sociais de letramento;
Apresentar noções básicas de utilização de jogos digitais e brincadeiras no ensino e aprendizagem;
Refletir sobre os conceitos de jogos digitais e brincadeiras no ensino.