PROFC43 – Alfabetização, letramento, jogos digitais e brincadeiras na escola
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada Alfabetização, letramento, jogos digitais e brincadeiras na escola é direcionado especialmente a professores alfabetizadores, independentemente do nível e/ou modalidade educacional. |
EMENTA |
Tecnociência capitalista. Tecnociência solidária. Habilidades socioemocionais Sociodrama Pedagógico. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Breve contextualização sobre alfabetização e letramento Breve contextualização sobre jogos e brincadeiras. Os jogos, brincadeiras e a alfabetização e o letramento: experiências e possibilidades de uso. |
OBJETIVO |
Explicitar as possibilidades de intervenção pedagógica no processo de alfabetização e letramento mediadas pelos jogos digitais e brincadeiras tendo em vista oportunizar o estabelecimento de novas vias significativas de construção do conhecimento das práticas pedagógicas alfabetizadoras. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Discutir como os jogos digitais e as brincadeiras podem ser agentes potencializadores dos processos pedagógicos no que se refere a aquisição das habilidades e conhecimentos para a leitura e escrita permeadas pelas práticas sociais de letramento; Apresentar noções básicas de utilização de jogos digitais e brincadeiras no ensino e aprendizagem; Refletir sobre os conceitos de jogos digitais e brincadeiras no ensino. |