PROFC41 – A Cartografia Social como recurso metodológico para o ensino de Geografia
| PÚBLICO ALVO |
| O curso de formação continuada “A Cartografia Social como recurso metodológico para o ensino de Geografia” é direcionado para professores que trabalham conteúdos de Geografia no Ensino Fundamental - Anos Finais ou Anos Iniciais, Ensino Médio e nas variadas modalidades de ensino da educação básica. |
| EMENTA |
| Território, sujeitos e suas territorialidades. Cartografia Social. |
| MODALIDADE |
| O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
| CERTIFICAÇÃO |
| Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
| TEMÁTICAS |
| Cartografia Social: histórico e fundamentos O ensino de Geografia e a realidade dos/as estudantes O território da escola: os sujeitos e suas territorialidades Produção de mapas com o uso de técnicas de Cartografia Social Análise e discussão da realidade do território a partir da Cartografia Social. |
| OBJETIVO |
| Pesquisar, sistematizar e analisar dados dos territórios do entorno da escola por meio de técnicas da Cartografia Social possibilitando, a um só tempo, o conhecimento da realidade, o estudo da cartografia e a identificação de possibilidades de intervenção e transformação do território. |





