PROFC39 – Game Comenius – um jogo digital educativo de formação docente para as mídias
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada Game Comenius: um jogo digital educativo de formação docente para as mídias é direcionado a professores e gestores interessados em aprender sobre as possibilidades de inclusão dos jogos eletrônicos em sala de aula. |
EMENTA |
Histórico e análise crítica do uso dos jogos na educação. Game Design e educação. Game Comenius. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Breve contextualização e histórico dos jogos digitais. Game design e interação lúdica significativa. Os jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso. Prática e análise crítica do uso dos jogos na educação através do Game Comenius, protótipo produzido pelo grupo de pesquisa EDUMIDIA. |
OBJETIVO |
Explicitar as possibilidades de intervenção pedagógica mediada pelos jogos digitais através da apresentação de games apresentando instrumentos disponíveis para o seu desenvolvimento em situações de sala de aula, tendo em vista oportunizar o estabelecimento de novas vias significativas de construção do conhecimento e de apropriação da cultura. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Discutir como os games podem ser agentes potencializadores dos processos de natureza pedagógica; Apresentar noções básicas de utilização de jogos no ensino e aprendizagem; Apresentar noções básicas de utilização de jogos digitais no ensino e aprendizagem; Refletir sobre o uso dos games em situações educativas. |
JUSTIFICATIVA |
Política de Educação Digital nas Escolas do Estado de Santa Catarina - Cidadania Digital (Lei nº 18.182/2021), que em seu art. 4º menciona: II - ofertar cursos de formação de professores para o uso adequado da internet em sala de aula, palestras e oficinas com temáticas envolvendo prevenção a violações contra direitos humanos na internet; III - ofertar cursos de formação de articuladores para apoiar a implementação da Política; IV - realização de palestras, encontros e seminários com o objetivo de fomentar a cidadania digital na sociedade. |