PROFC39 – Game Comenius – um jogo digital educativo de formação docente para as mídias

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada Game Comenius: um jogo digital educativo de formação docente para as mídias é direcionado a professores e gestores interessados em aprender sobre as possibilidades de inclusão dos jogos eletrônicos em sala de aula.

EMENTA
Histórico e análise crítica do uso dos jogos na educação. Game Design e educação. Game Comenius.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
Breve contextualização e histórico dos jogos digitais.
Game design e interação lúdica significativa.
Os jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso.
Prática e análise crítica do uso dos jogos na educação através do Game Comenius, protótipo produzido pelo grupo de pesquisa EDUMIDIA.
OBJETIVO
Explicitar as possibilidades de intervenção pedagógica mediada pelos jogos digitais através da apresentação de games apresentando instrumentos disponíveis para o seu desenvolvimento em situações de sala de aula, tendo em vista oportunizar o estabelecimento de novas vias significativas de construção do conhecimento e de apropriação da cultura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Discutir como os games podem ser agentes potencializadores dos processos de natureza pedagógica;
Apresentar noções básicas de utilização de jogos no ensino e aprendizagem;
Apresentar noções básicas de utilização de jogos digitais no ensino e aprendizagem;
Refletir sobre o uso dos games em situações educativas.
JUSTIFICATIVA
Política de Educação Digital nas Escolas do Estado de Santa Catarina - Cidadania Digital (Lei nº 18.182/2021), que em seu art. 4º menciona:
II - ofertar cursos de formação de professores para o uso adequado da internet em sala de aula, palestras e oficinas com temáticas envolvendo prevenção a violações contra direitos humanos na internet;
III - ofertar cursos de formação de articuladores para apoiar a implementação da Política;
IV - realização de palestras, encontros e seminários com o objetivo de fomentar a cidadania digital na sociedade.