PROFC37 – Auto-organização e Grêmios escolares – escolas do campo
| PÚBLICO ALVO |
| O curso de formação continuada “Auto-organização e Grêmios escolares: a importância do trabalho coletivo nas escolas do campo” é direcionado para professores e gestores que atuam em todas as etapas de ensino nas escolas do campo. |
| EMENTA |
| Teorias Críticas. Educação Popular. Pedagogia Socialista. Pedagogia do Movimento. Grêmios Escolares. |
| MODALIDADE |
| O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
| CERTIFICAÇÃO |
| Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
| TEMÁTICAS |
| As Teorias Críticas e a relação trabalho e educação. As experiências da Educação Popular, da Pedagogia Socialista e da Pedagogia do Movimento. A auto-organização estudantil e o trabalho coletivo como balizadores da formação dos Grêmios Escolares. O papel do adulto e a importância do acompanhamento de educadores/as nos processos de auto-organização estudantil. O trabalho socialmente necessário como força motriz da organização dos Grêmios escolares. Experiências escolares e educativas contemporâneas de auto-organização estudantil. |
| OBJETIVO |
| Compreender os fundamentos da auto-organização estudantil como base para a formação dos Grêmios escolares, desde os princípios da Educação do Campo na relação com a Agroecologia. |





