PROFC33 – Violência e gestão democrática

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada Violência e gestão democrática: o papel da mediação de conflitos na escola é direcionado a gestores e professores de todas as áreas do conhecimento independentemente do nível e/ou modalidade educacional.
EMENTA
Formação ética. Cidadania. Imaginário escolar. Valores. Normas, regras e réguas. Modos de vida e modos de ensino. Conflitos. Gestão democrática. A questão da violência na escola.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
Primeira Parte (4 horas):
Imaginários escolares
A questão do Bullying: coerção ou voluntariedade?
Oficina Maiores e menores bens e males

Segunda Parte (4 horas)
Modelos de prática de mediação
Comunicação não-violenta
Oficina identificação de frases

Terceira Parte (4 horas):
Resgate do diálogo
Dimensões filosóficas: como ensinar a ética?
Oficina Jogo só pergunta

Quarta Parte (4 horas)
E se o conhecimento fosse uma emoção?
Entre liberdade e igualdade
Panorama histórico da oposição entre régua rígida e régua moldável
Oficina Cartografia das emoções
OBJETIVO
Compreender o papel da gestão democrática identificando a presença (e a urgência) de boas práticas de convívio social pacífico e dialógico na formação ética dos indivíduos enquanto envolvidos em experiências coletivas de resolução de conflitos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Examinar algumas teorias sobre violência e conflitos
Avaliar o debate histórico entre excesso de liberdade e igualdade
Procurar conceitos orientadores do diálogo na escola
Revalorizar a imaginação na escola
Entender o significado de gestão democrática
Compreender o arcabouço teórico e histórico da mediação de conflitos
Propor alguns modelos e exercícios de mediação de conflitos
Apontar para a urgência da institucionalização da mediação escolar