PROFC28 – Recursos didáticos para alfabetização matemática
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada de Recursos didáticos para alfabetização matemática é direcionado para professores que ensinam conteúdos de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Jogos, Materiais Manipulativos, Resolução de Problemas, Investigações Matemáticas, Modelagem Matemática Tecnologias da Informação e comunicação. |
OBJETIVO |
Apresentar, discutir, refletir e desenvolver conhecimentos técnicos e pedagógicos em relação aos conteúdos matemáticos bem como encaminhamentos metodológicos. |
JUSTIFICATIVA DO CURSO |
O mundo está em constante mudança e essas mudanças estão acontecendo, cada vez mais rapidamente. Em um período de 1,5 ano (e diminuindo) a capacidade de processamento de computadores dobra. Estamos diante do nascimento das inteligências artificiais (IA). Atualmente estima-se que existem IAs mil vezes mais inteligentes que os humanos. Já há projetos de IAs que superariam em 10 mil vezes as capacidades humanas e isso é um pouco assustador. Não há mais espaço para a escola se encarregar apenas da alfabetização matemática de crianças, é preciso fazer mais que isso. É preciso focar no desenvolvimento do raciocínio lógico e na circulação social do conhecimento matemático, pois sem esse conhecimento, será muito difícil se posicionar frente às demandas sociais de um futuro próximo. Com isso, a formação de grupos de estudos com professores atuantes em salas de aula se torna urgente. Para o momento, a formação de professores em serviço é essencial pois auxilia na ampliação do campo de visão dos educadores acerca dos verdadeiros objetivos do ensino de matemática nas escolas. |