PROFC25 – Atualização metodológica de ensino de libras como primeira língua no ensino fundamental
PÚBLICO ALVO |
A atividade formativa Atualização metodológica de Ensino de Libras como primeira Língua no Ensino Fundamental é direcionado a professores de Libras da Educação Básica que tenham alunos surdos no Ensino Fundamental. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
UNIDADE 1 Lingua(gem), conhecimento, cultura e sociedade Linguagem e interdisciplinaridade Código de Ética para Professor de Libras UNIDADE 2 A língua de sinais como primeira língua Refletindo sobre as práticas atuais de ensino de língua de sinais no Ensino Fundamental Construindo um objeto de ensino: a língua de sinais como área curricular UNIDADE 3 Ensino de Libras no ensino fundamental: aspectos metodológicos Ensino de Libras no ensino fundamental: importancia da escrita de sinais Ensino de Libras no ensino fundamental: gêneros textuais Planejando o ensino da língua de sinais no Ensino Fundamental: organização do trabalho pedagógico UNIDADE 4 Análise de materiais didáticos referidos ao ensino de Libras no Ensino Fundamental UNIDADE 5 Análise de casos e aplicação prática no contexto em sala de aula |
OBJETIVO |
Atualizar os conhecimentos metodológicos de ensino de Libras como primeira língua no contexto do Ensino Fundamental. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Discutir os arcabouços teóricos no ensino de Libras como primeira língua; Aplicar as atuais metodologias de ensino de primeira língua no contexto do ensino de Libras para alunos surdos no Ensino Fundamental; Atualizar os conhecimentos relacionados ao currículo de ensino de Libras como primeira língua. |
JUSTIFICATIVA DO CURSO |
Resolução CEE-SC Nª 100-2016 que estabelece as normas para a Educação Especial do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina Decreto nº 3.298/ 1999 que regulamenta a Lei no 7.853/1989 sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei 13.005/2014 . Plano Nacional de Educação: Meta 4 - Educação Especial |