PROFC23 – Neurociência e Educação Especial

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada Neurociência e Educação Especial é direcionado a professores e gestores que atuam no Atendimento Educacional Especializado.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
Neuromorfologia e Neurofisiologia aplicadas à Educação Especial;
Neurociência e Ciências Cognitivas - Educar para a Equidade;
Desenvolvimento neural, cognitivo e emocional em diferentes condições especiais
Do ato motor ao ato mental – Psicomotricidade e Cognição;
Transtornos da Aprendizagem – contribuições da Neuropsicopedagogia;
Práticas de estimulação cognitiva;
Desenvolvendo habilidades socioemocionais no Atendimento Educacional
OBJETIVO
Oferecer suportes teóricos e práticos na compreensão e utilização da Neurociência no Atendimento Educacional Especializado, apresentando os princípios da Neurociência e construindo os correlatos com a Saúde e Educação de pessoas em condições educacionais especiais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar os paradigmas e princípios da Neurociência, proporcionando maior autonomia do educador no entendimento dessa importante área do conhecimento;
Apresentar as relações necessárias entre Neurociência e Educação, de maneira que o educador possa pensar suas práticas com referência aos paradigmas das duas áreas do conhecimento;
Construir práticas educacionais com base nos paradigmas da Neurociência e ênfase no Atendimento Educacional Especializado e nos Transtornos da Aprendizagem.
Construir as relações entre saúde e aprendizagem tendo como paradigma a Neurociência.
Apresentar recursos psicomotores e sociais a partir de práticas pedagógicas embasadas na Neurociência.
JUSTIFICATIVA DO CURSO
Resolução CEE-SC Nª 100-2016 que estabelece as normas para a Educação Especial do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina
Decreto nº 3.298/ 1999 que regulamenta a Lei no 7.853/1989 sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência.
Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Lei 13.005/2014 . Plano Nacional de Educação: Meta 4 - Educação Especial