PROFC20 – Formação Lúdica para as mídias (com módulos independentes)
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada Formação Lúdica para as mídias é direcionado a professores com ou sem experiência prévia em usar jogos e elementos lúdicos como ferramenta pedagógica. |
EMENTA |
Criação e planejamento de jogos educativos digitais; plataformas e recursos de produção de jogos simples; design e desenvolvimento de jogos educativos digitais. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Módulo 1 (4hs) Aprendizagem Baseada em Jogos. Metodologias Ativas aplicadas aos jogos. Prática de pesquisa para análise crítica e planejamento de aulas com jogos educacionais ou de entretenimento; jogar compartilhado online e análise crítica dos planejamentos criados. Módulo 2 (4hs) Game Comenius 1 (Mídias tradicionais - Módulo Introdutório) Jogos digitais e a Educação:experiências e possibilidades de uso. Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas. Prática de criação de jogos educacionais; Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius Jogar compartilhado online e análise crítica dos jogos criados. Módulo 3 (4hs) Game Comenius 2 (Mídias audiovisuais - modo jogador e criador). Jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso. Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas. Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius módulo 2; Prática de criação de jogos educacionais; Jogar compartilhado online e análise crítica dos jogos criados. Módulo 4 (4hs) Game Comenius RPG. Jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso. Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas. Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius RPG; Jogar compartilhado online e análise crítica dos jogos criados. Módulo 5 (4hs) Game Comenius 3 (Mídias digitais e metodologias ativas). Jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso. Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas. Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius módulo 3. Módulo 6 (4hs) Gamificação. Aprendizagem baseada em jogos; Características da Gamificação; Gamificação em contextos de aprendizagem; Elementos do design de jogos e Elementos do design de jogos educacionais; Elaboração de plano de aula com princípios da Gamificação. Módulo 7 (4hs) Game Comenius Pocket e de tabuleiro. Jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso. Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas. Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius Pocket e de tabuleiro. Módulo 8 (4hs) Jogos e alfabetização. Alfabetização e letramento. Jogos e brincadeiras na educação. Os jogos, brincadeiras e a alfabetização e o letramento: algumas experiências e possibilidades de uso. Prática de análise crítica de jogos voltados à alfabetização. Prática de pesquisa para análise crítica e elaboração planejamento de aulas com jogos de alfabetização; Jogar compartilhado online e análise crítica dos planejamentos criados. Módulo 9 (4hs) Game Comenius - o jogo da didática (Módulos 1, 2, 3 e planejamento). Jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso. Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas. Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius módulo 1, 2 e 3; Prática de criação de jogos educacionais; jogar compartilhado online e análise crítica dos jogos criados. Módulo 10 (4hs) Introdução ao Game Design para Educadores: Criando Jogos Educativos simples. Introdução à criação de jogos educativos; plataformas e recursos de produção de jogos simples; Planejamento de jogos educativos; Design de jogos educativos; Desenvolvimento de jogos educativos. |
OBJETIVO |
Oferecer formação para mídias e ampliação de repertório cultural lúdico; desenvolver competências para pesquisa, planejamento de uso e produção de jogos educacionais; incentivar aprendizagem das linguagens e modos de produção de narrativas digitais e práticas didáticas lúdicas online. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Introduzir os conceitos básicos dos jogos educativos digitais; Apresentar as ferramentas digitais disponíveis para a criação de jogos educativos; Ensinar a criar jogos educativos digitais de forma simples e rápida; Apresentar as metodologias de aprendizagem baseadas em jogos |
JUSTIFICATIVA DO CURSO |
O curso de criação de jogos educativos se justifica porque os jogos são uma ferramenta lúdica e motivadora que pode auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e envolventes. Muitas vezes os professores pensam nessa possibilidade, mas não sabem como começar a experimentar. A criação de jogos educativos permite aos professores personalizar o conteúdo pedagógico para atender às necessidades e interesses específicos de seus alunos, estimulando a criatividade e a inovação. Com isso, espera-se que os professores ampliem seu repertório de ferramentas pedagógicas e promovam um ensino mais efetivo e engajador para seus alunos. Além disso, em 2021, foi instituída, no âmbito do Estado de Santa Catarina, a Política de Educação Digital nas Escolas - Cidadania Digital (Lei nº 18.182/2021), que em seu art. 4º menciona: II - ofertar cursos de formação de professores para o uso adequado da internet em sala de aula, palestras e oficinas com temáticas envolvendo prevenção a violações contra direitos humanos na internet; III - ofertar cursos de formação de articuladores para apoiar a implementação da Política; IV - realização de palestras, encontros e seminários com o objetivo de fomentar a cidadania digital na sociedade. |