PROFC20 – Formação Lúdica para as mídias (com módulos independentes)

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada Formação Lúdica para as mídias é direcionado a professores com ou sem experiência prévia em usar jogos e elementos lúdicos como ferramenta pedagógica.
EMENTA
Criação e planejamento de jogos educativos digitais; plataformas e recursos de produção de jogos simples; design e desenvolvimento de jogos educativos digitais.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS

Módulo 1 (4hs)
Aprendizagem Baseada em Jogos.
Metodologias Ativas aplicadas aos jogos.
Prática de pesquisa para análise crítica e planejamento de aulas com jogos educacionais ou de entretenimento; jogar compartilhado online e análise crítica dos planejamentos criados.

Módulo 2 (4hs)
Game Comenius 1 (Mídias tradicionais - Módulo Introdutório)
Jogos digitais e a Educação:experiências e possibilidades de uso.
Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas.
Prática de criação de jogos educacionais;
Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius
Jogar compartilhado online e análise crítica dos jogos criados.

Módulo 3 (4hs)
Game Comenius 2 (Mídias audiovisuais - modo jogador e criador).
Jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso.
Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas.
Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius módulo 2;
Prática de criação de jogos educacionais;
Jogar compartilhado online e análise crítica dos jogos criados.

Módulo 4 (4hs)
Game Comenius RPG.
Jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso.
Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas.
Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius RPG;
Jogar compartilhado online e análise crítica dos jogos criados.

Módulo 5 (4hs)
Game Comenius 3 (Mídias digitais e metodologias ativas).
Jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso.
Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas.
Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius módulo 3.

Módulo 6 (4hs)
Gamificação.
Aprendizagem baseada em jogos;
Características da Gamificação;
Gamificação em contextos de aprendizagem;
Elementos do design de jogos e Elementos do design de jogos educacionais; Elaboração de plano de aula com princípios da Gamificação.

Módulo 7 (4hs)
Game Comenius Pocket e de tabuleiro.
Jogos digitais e a Educação:
experiências e possibilidades de uso. Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas.
Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius Pocket e de tabuleiro.

Módulo 8 (4hs)
Jogos e alfabetização.
Alfabetização e letramento.
Jogos e brincadeiras na educação.
Os jogos, brincadeiras e a alfabetização e o letramento: algumas experiências e possibilidades de uso.
Prática de análise crítica de jogos voltados à alfabetização.
Prática de pesquisa para análise crítica e elaboração planejamento de aulas com jogos de alfabetização;
Jogar compartilhado online e análise crítica dos planejamentos criados.

Módulo 9 (4hs)
Game Comenius - o jogo da didática (Módulos 1, 2, 3 e planejamento).
Jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso.
Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas.
Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius módulo 1, 2 e 3;
Prática de criação de jogos educacionais; jogar compartilhado online e análise crítica dos jogos criados.

Módulo 10 (4hs)
Introdução ao Game Design para Educadores: Criando Jogos Educativos simples.
Introdução à criação de jogos educativos; plataformas e recursos de produção de jogos simples;
Planejamento de jogos educativos;
Design de jogos educativos;
Desenvolvimento de jogos educativos.
OBJETIVO
Oferecer formação para mídias e ampliação de repertório cultural lúdico; desenvolver competências para pesquisa, planejamento de uso e produção de jogos educacionais; incentivar aprendizagem das linguagens e modos de produção de narrativas digitais e práticas didáticas lúdicas online.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Introduzir os conceitos básicos dos jogos educativos digitais;
Apresentar as ferramentas digitais disponíveis para a criação de jogos educativos;
Ensinar a criar jogos educativos digitais de forma simples e rápida;
Apresentar as metodologias de aprendizagem baseadas em jogos
JUSTIFICATIVA DO CURSO
O curso de criação de jogos educativos se justifica porque os jogos são uma ferramenta lúdica e motivadora que pode auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e envolventes. Muitas vezes os professores pensam nessa possibilidade, mas não sabem como começar a experimentar. A criação de jogos educativos permite aos professores personalizar o conteúdo pedagógico para atender às necessidades e interesses específicos de seus alunos, estimulando a criatividade e a inovação. Com isso, espera-se que os professores ampliem seu repertório de ferramentas pedagógicas e promovam um ensino mais efetivo e engajador para seus alunos.
Além disso, em 2021, foi instituída, no âmbito do Estado de Santa Catarina, a Política de Educação Digital nas Escolas - Cidadania Digital (Lei nº 18.182/2021), que em seu art. 4º menciona:
II - ofertar cursos de formação de professores para o uso adequado da internet em sala de aula, palestras e oficinas com temáticas envolvendo prevenção a violações contra direitos humanos na internet;
III - ofertar cursos de formação de articuladores para apoiar a implementação da Política;
IV - realização de palestras, encontros e seminários com o objetivo de fomentar a cidadania digital na sociedade.