PROFC19 – Variação Linguística e práticas pedagógicas
| PÚBLICO ALVO |
| O curso de formação continuada Variação Linguística e Práticas Pedagógicas é direcionado especialmente professores que atuam com o componente curricular de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental e na etapa do Ensino Médio. |
| EMENTA |
| Sociolinguística. Variação linguística. Respeito linguístico. Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas |
| MODALIDADE |
| O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
| CERTIFICAÇÃO |
| Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
| TEMÁTICAS |
| Teorias linguísticas; Conhecimento e respeito às variedades linguísticas. Brincadeiras e jogos acerca dos fenômenos de variação linguística na região sul do Brasil |
| OBJETIVO |
| Esta ação de formação foi pensada e planejada a fim de aprofundar conhecimentos sobre o ensino de Língua Portuguesa, com ênfase na pedagogia da variação linguística, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. |
| OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
| Oferecer subsídios para a descrição do português falado e escrito no Brasil; Compreender o desenvolvimento de teorias linguísticas; Promover o conhecimento e o respeito às variedades linguísticas. Apresentar brincadeiras e jogos sobre os fenômenos de variação linguística na região sul do Brasil, assim como em relação ao respeito linguístico. |
| JUSTIFICATIVA DO CURSO |
| Considerando o papel da escola em relação ao ensino de língua portuguesa de promover a educação linguística, este curso justifica-se pela proposta de fornecer subsídios aos docentes para o trabalho com a diversidade de variedades do português, contribuindo para o respeito linguístico com vistas à eliminação de preconceitos em relação aos diferentes falares (e aos falantes) da língua. |





