PROFC17 – Alfabetização e Letramento

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada de Alfabetização e Letramento é direcionado para professores que ensinam conteúdos de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
EMENTA
Consciência fonêmica. Apresentação e colaboração discursiva. Expressão e compreensão oral. Decodificação. Desenvolvimento da fluência leitora. Compreensão leitora. Sistema de escrita. Registro e uso de informações. Produção textual. Lógica da língua. Apropriação da língua. Construção e relação de sentido da língua.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
1.1. Consciência fonêmica
1.1.1. Relacionar fonemas e grafemas
1.2. Apresentação e colaboração discursiva
1.2.1. Respeitar as regras de cortesia e de interação
1.3. Expressão e compreensão oral
1.3.1. Expressar-se de maneira efetiva nas diferentes
2.1. Decodificação
2.1.1. Incorporar o princípio alfabético
2.1.2. Decodificar
2.2. Desenvolvimento da fluência leitora
2.2.1. Ler com fluência
2.3. Compreensão leitora
2.3.1. Analisar a situação de comunicação que deu origem
2.3.2. Compreender texto impresso
2.3.3. Analisar elementos e estruturas de diferentes tipos de texto
2.3.4. Comparar textos impressos
3.1. Sistema de escrita
3.1.1. Aprimorar as habilidades motoras finas
3.1.2. Apropriar-se do sistema de escrita
3.2. Registro e uso de informações
3.2.1. Organizar registros e notas.
3.2.2. Registrar informações coletadas em diferentes fontes.
3.2.3. Produzir pesquisa.
3.3. Produção textual
3.3.1. Planejar a escrita
3.3.2. Redigir diferentes tipos de texto
3.3.3. Revisar o texto
3.3.4. Editar o texto
4.1. Lógica da língua
4.1.1. Incorporar as regras morfológicas de modo funcional
4.1.2. Incorporar as regras fonéticas e fonológicas de modo funcional
4.2. Apropriação da língua
4.2.1. Incorporar a classificação das palavras e suas funções
4.2.2. Apreender os elementos e os processos morfológicos de palavras de modo funcional
4.2.3. Incorporar a classificação das palavras e suas funções
4.2.4. Utilizar os sinais de pontuação corretamente
4.3. Construção e relação de sentido da língua
4.3.1. Conjugar verbos corretamente
4.3.2. Analisar enunciados, sua construção e a relação entre os seus termos
4.3.3 assimilar conceito semântico
OBJETIVO
Discutir e aprofundar questões relativas aos fundamentos práticos e teórico-metodológicos do processo de ensino e de aprendizagem da alfabetização e letramento em língua portuguesa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Aprofundar os conhecimentos teórico-metodológicos sobre o ensino e a aprendizagem da alfabetização e letramento em língua portuguesa, com vistas ao exercício profissional crítico e criativo.
Pensar o processo de alfabetização e o letramento em língua portuguesa a partir das contribuições teórico-metodológicas de estudos linguísticos e de campos auxiliares.
Conhecer diferentes concepções de alfabetização e métodos que orientam práticas pedagógicas no Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Compreender o ensino da linguagem nos eixos: fala-escuta/leitura/escrita, percorridos pela reflexão sobre a língua (análise linguística), para uma prática de ensino articulada (atitudes, atividades, conteúdos, procedimentos).
Aprofundar a reflexão sobre os efeitos do discurso pedagógico no processo de formação do leitor/escritor.
Discutir a problemática do ensino da língua portuguesa e alfabetização, buscando alternativas que possibilitem a formação de sujeitos leitores/produtores nos espaços pedagógicos e fora dele.
Conhecer e articular propostas de trabalho que contemplem a interação da língua portuguesa com as demais disciplinas que comportam o currículo das séries iniciais
JUSTIFICATIVA DO CURSO
Decreto 9.765/2019
Institui a Política Nacional de Alfabetização
Portaria MEC 280/2020
Institui o programa Tempo de Aprender
Portaria 546/2021
Altera a Portaria MEC nº 280, de 19 de fevereiro de 2020.
Portaria nº 280 - Consolidada
Portaria 280/2021 Consolidada
Resolução FNDE 06/2021
Operacionalização do PDDE Alfabetização
Lei de Bolsas 11.273/2006
Resolução FNDE nº 17, de 22 de outubro de 2021
Estabelece as normas e os procedimentos para o pagamento de bolsas de estudo e pesquisa aos articuladores nacionais, regionais e escolares no âmbito do Programa Tempo de Aprender.
Portaria 544/2021
Dispõe sobre as ações de formação continuada presencial para docentes e gestores, no âmbito do Programa Tempo de Aprender.
Portaria 545/2021
Institui as metas do 1º Ciclo de Formação da Setorial Docente, a matriz de conteúdos a serem abordados e a carga horária necessária para aprimorar conhecimentos de docentes quanto a práticas de alfabetização baseadas em evidências
Portaria Nº 878, de 11 de novembro de 2022
Institui as metas do 1º Ciclo de Formação da Setorial Docente, a matriz de conteúdos a serem abordados e a carga horária necessária para aprimorar conhecimentos de docentes quanto a práticas de alfabetização baseadas em evidências.