PROFC17 – Alfabetização e Letramento
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada de Alfabetização e Letramento é direcionado para professores que ensinam conteúdos de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental - Anos Iniciais. |
EMENTA |
Consciência fonêmica. Apresentação e colaboração discursiva. Expressão e compreensão oral. Decodificação. Desenvolvimento da fluência leitora. Compreensão leitora. Sistema de escrita. Registro e uso de informações. Produção textual. Lógica da língua. Apropriação da língua. Construção e relação de sentido da língua. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
1.1. Consciência fonêmica 1.1.1. Relacionar fonemas e grafemas 1.2. Apresentação e colaboração discursiva 1.2.1. Respeitar as regras de cortesia e de interação 1.3. Expressão e compreensão oral 1.3.1. Expressar-se de maneira efetiva nas diferentes 2.1. Decodificação 2.1.1. Incorporar o princípio alfabético 2.1.2. Decodificar 2.2. Desenvolvimento da fluência leitora 2.2.1. Ler com fluência 2.3. Compreensão leitora 2.3.1. Analisar a situação de comunicação que deu origem 2.3.2. Compreender texto impresso 2.3.3. Analisar elementos e estruturas de diferentes tipos de texto 2.3.4. Comparar textos impressos 3.1. Sistema de escrita 3.1.1. Aprimorar as habilidades motoras finas 3.1.2. Apropriar-se do sistema de escrita 3.2. Registro e uso de informações 3.2.1. Organizar registros e notas. 3.2.2. Registrar informações coletadas em diferentes fontes. 3.2.3. Produzir pesquisa. 3.3. Produção textual 3.3.1. Planejar a escrita 3.3.2. Redigir diferentes tipos de texto 3.3.3. Revisar o texto 3.3.4. Editar o texto 4.1. Lógica da língua 4.1.1. Incorporar as regras morfológicas de modo funcional 4.1.2. Incorporar as regras fonéticas e fonológicas de modo funcional 4.2. Apropriação da língua 4.2.1. Incorporar a classificação das palavras e suas funções 4.2.2. Apreender os elementos e os processos morfológicos de palavras de modo funcional 4.2.3. Incorporar a classificação das palavras e suas funções 4.2.4. Utilizar os sinais de pontuação corretamente 4.3. Construção e relação de sentido da língua 4.3.1. Conjugar verbos corretamente 4.3.2. Analisar enunciados, sua construção e a relação entre os seus termos 4.3.3 assimilar conceito semântico |
OBJETIVO |
Discutir e aprofundar questões relativas aos fundamentos práticos e teórico-metodológicos do processo de ensino e de aprendizagem da alfabetização e letramento em língua portuguesa. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Aprofundar os conhecimentos teórico-metodológicos sobre o ensino e a aprendizagem da alfabetização e letramento em língua portuguesa, com vistas ao exercício profissional crítico e criativo. Pensar o processo de alfabetização e o letramento em língua portuguesa a partir das contribuições teórico-metodológicas de estudos linguísticos e de campos auxiliares. Conhecer diferentes concepções de alfabetização e métodos que orientam práticas pedagógicas no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Compreender o ensino da linguagem nos eixos: fala-escuta/leitura/escrita, percorridos pela reflexão sobre a língua (análise linguística), para uma prática de ensino articulada (atitudes, atividades, conteúdos, procedimentos). Aprofundar a reflexão sobre os efeitos do discurso pedagógico no processo de formação do leitor/escritor. Discutir a problemática do ensino da língua portuguesa e alfabetização, buscando alternativas que possibilitem a formação de sujeitos leitores/produtores nos espaços pedagógicos e fora dele. Conhecer e articular propostas de trabalho que contemplem a interação da língua portuguesa com as demais disciplinas que comportam o currículo das séries iniciais |
JUSTIFICATIVA DO CURSO |
Decreto 9.765/2019 Institui a Política Nacional de Alfabetização Portaria MEC 280/2020 Institui o programa Tempo de Aprender Portaria 546/2021 Altera a Portaria MEC nº 280, de 19 de fevereiro de 2020. Portaria nº 280 - Consolidada Portaria 280/2021 Consolidada Resolução FNDE 06/2021 Operacionalização do PDDE Alfabetização Lei de Bolsas 11.273/2006 Resolução FNDE nº 17, de 22 de outubro de 2021 Estabelece as normas e os procedimentos para o pagamento de bolsas de estudo e pesquisa aos articuladores nacionais, regionais e escolares no âmbito do Programa Tempo de Aprender. Portaria 544/2021 Dispõe sobre as ações de formação continuada presencial para docentes e gestores, no âmbito do Programa Tempo de Aprender. Portaria 545/2021 Institui as metas do 1º Ciclo de Formação da Setorial Docente, a matriz de conteúdos a serem abordados e a carga horária necessária para aprimorar conhecimentos de docentes quanto a práticas de alfabetização baseadas em evidências Portaria Nº 878, de 11 de novembro de 2022 Institui as metas do 1º Ciclo de Formação da Setorial Docente, a matriz de conteúdos a serem abordados e a carga horária necessária para aprimorar conhecimentos de docentes quanto a práticas de alfabetização baseadas em evidências. |