PROFC13 – Atualização metodológica de Ensino de Libras como primeira Língua na Educação Infantil

PÚBLICO ALVO
A atividade formativa Atualização metodológica de Ensino de Libras como primeira Língua na Educação Infantil é direcionado a professores de Libras da Educação Básica que tenham alunos surdos na Educação Infantil.
EMENTA
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
UNIDADE 1
Lingua(gem), conhecimento, cultura e sociedade
Linguagem e interdisciplinaridade
Código de Ética para Professor de Libras

UNIDADE 2
A língua de sinais como primeira língua
Refletindo sobre as práticas atuais de ensino de língua de sinais na Educação Infantil
Construindo um objeto de ensino: a língua de sinais como área curricular

UNIDADE 3
Ensino de Libras na Educação Infantil: aspectos metodológicos
Ensino de Libras na Educação Infantil: alfabetização em língua de sinais
Ensino de Libras na Educação Básica: letramento em língua de sinais
Planejando o ensino da língua de sinais na Educação Infantil: organização do trabalho pedagógico

UNIDADE 4
Análise de materiais didáticos referidos ao ensino de Libras na Educação Infantil

UNIDADE 5
Análise de casos e aplicação prática no contexto em sala de aula
OBJETIVO
Atualizar os conhecimentos metodológicos de ensino de Libras como primeira língua no contexto da Educação Infantil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Discutir os arcabouços teóricos no ensino de Libras como primeira língua;
Aplicar as atuais metodologias de ensino de primeira língua no contexto do ensino de Libras para alunos surdos da Educação Infantil;
Atualizar os conhecimentos relacionados ao currículo de ensino de Libras como primeira língua.
JUSTIFICATIVA DO CURSO
Resolução CEE-SC Nª 100-2016 que estabelece as normas para a Educação Especial do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina
Decreto nº 3.298/ 1999 que regulamenta a Lei no 7.853/1989 sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência.
Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Lei 13.005/2014 . Plano Nacional de Educação: Meta 4 - Educação Especial