PROFC12 – Alfabetização e Letramento
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada de Alfabetização e Letramento é direcionado para professores alfabetizadores, gestores, coordenadores pedagógicos e demais integrantes das equipes diretivas das instituições de ensino básico. |
EMENTA |
Conceitos, métodos e abordagens de alfabetização e letramento. O sistema de escrita alfabética. Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. O texto como unidade de ensino e aprendizagem. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
- Alfabetização, letramento e escolarização. - Alfabetização no contexto histórico. - Concepções de alfabetização: implicações. - Processos de alfabetização. - Posturas teórico-científicas e pedagógicas de alfabetizadores. - Concepções de linguagem: implicações. - Conhecimentos linguísticos da criança na fase de alfabetização e o trabalho escolar. - A construção da escrita da criança. - O ensino da linguagem nos eixos: fala/escuta, leitura/escritura. - Práticas de linguagem: uso público e uso privado. - Produção textual: texto como unidade discursiva (condições de produção: horizonte social mais amplo, situação específica, interlocutores). - Textualidade: elementos notacionais (ortografia, pontuação, gramaticalidade) e elementos discursivos (semântica, pragmática) - Configurações textuais e gêneros discursivos (diversidade de textos). - Autoria: afirmação do sujeito no seu texto. - Ensino e aprendizagem de texto (o processo): compreensão, interpretação (alteridade). - Língua-estrutura, língua acontecimento - o gramatical e o discursivo (relações, contrastes). - Reflexões sobre a linguagem (norma e ensino - erro: uma discussão necessária; ensino da gramática? possibilidades de trabalho em sala de aula). - A linguagem em suas manifestações: o linguístico, o epilinguístico, o metalinguístico. - A diversidade de situações, contextos, espaços de uso da linguagem: variação linguística (dialeto, registros, estilos). - A formação do leitor/escritor. - A literatura infantil: estudo de autores, análise de obras e produção; procedimentos de ensino. |
OBJETIVO |
Discutir e aprofundar questões relativas aos fundamentos teórico-metodológicos do processo de ensino e de aprendizagem da alfabetização e letramento em língua portuguesa. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Aprofundar os conhecimentos teórico-metodológicos sobre o ensino e a aprendizagem da alfabetização e letramento em língua portuguesa, com vistas ao exercício profissional crítico e criativo. - Pensar o processo de alfabetização e o letramento em língua portuguesa a partir das contribuições teórico-metodológicas de estudos linguísticos e de campos auxiliares. - Conhecer diferentes concepções de alfabetização e métodos que orientam práticas pedagógicas no ensino fundamental. - Compreender o ensino da linguagem nos eixos: fala-escuta/leitura/escritura, percorridos pela reflexão sobre a língua (análise linguística), para uma prática de ensino articulada (atitudes, atividades, conteúdos, procedimentos). - Aprofundar a reflexão sobre os efeitos do discurso pedagógico no processo de formação do leitor/escritor. - Discutir a problemática do ensino da língua portuguesa e alfabetização, buscando alternativas que possibilitem a formação de sujeitos leitores/produtores nos espaços pedagógicos e fora dele. - Conhecer e articular propostas de trabalho que contemplem a interação da língua portuguesa com as demais disciplinas que comportam o currículo das séries iniciais. |