PROFC108 – A Geografia da Saúde e a relação com a Geografia escolar: um olhar contemporâneo

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada A Geografia da Saúde e a relação com a Geografia escolar: um olhar contemporâneo é direcionado a professores que trabalhem com conteúdos de Geografia no Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio e EJA.
EMENTA
Referenciais teóricos e metodológicos da Geografia da saúde. Projetos de ensino.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
Referencias teóricos da Geografia da Saúde
Geografia da saúde na Escola
Análises da LDBEN, Diretrizes Curriculares de Geografia da Educação Básica e BNCC;
Atividade e projetos de ensino disciplinares e interdisciplinares atuais
OBJETIVO
O objetivo geral desta proposta é refletir como a geografia da saúde pode ser trabalhada no ambiente escolar, especialmente nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar temáticas e conteúdos presentes na geografia escolar em que a geografia a saúde possa ser incorporada, considerando os marcos legais contidos na LDBEN, e nas Diretrizes Curriculares de Geografia da Educação Básica;
Analisar livros didáticos que são utilizados nas escolas para conferir quais são assuntos relacionados à Geografia da Saúde que são contemplados por eles;
Propor atividades e projetos de ensino que promovam o acesso a conhecimentos advindos da Geografia da Saúde