PROFC107 – Inclusão em sala de aula: transformando desafios em oportunidades: estratégias para incluir todas as crianças no dia a dia escolar
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada de Inclusão em sala de aula: transformando desafios em oportunidades - estratégias para incluir todas as crianças no dia a dia escolar é direcionado a professores e gestores que atuam nos Anos iniciais do Ensino Fundamental. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Módulo 1 (4 horas) Legislação acerca da inclusão escolar Criança como sujeito de direitos Professor mediador Socialização da criança com deficiência ou neurodivergente Módulo 2 (4 horas) Adaptação de recursos didáticos Construção de plano de aula inclusivo, com situações reais e hipotéticas Roda de conversa e discussão acerca dos planos de aula Caminhos para a inclusão |
OBJETIVO |
Capacitar os professores dos anos iniciais a desenvolver e implementar estratégias eficazes de inclusão, transformando desafios em oportunidades, para assegurar que todas as crianças, independentemente de suas necessidades individuais, possam participar ativamente e de forma equitativa no ambiente escolar. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender os fundamentos da inclusão escolar Compreender sobre o desenvolvimento infantil e as necessidades individuais de cada criança Desenvolver estratégias inclusivas Adaptação do ambiente e recursos Avaliar e refletir sobre práticas inclusivas e os direitos das crianças |
JUSTIFICATIVA |
Resolução CEE-SC Nª 100-2016 que estabelece as normas para a Educação Especial do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina Decreto nº 3.298/ 1999 que regulamenta a Lei no 7.853/1989 sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei 13.005/2014 . Plano Nacional de Educação: Meta 4 - Educação Especial |