PROFC107 – Inclusão em sala de aula: transformando desafios em oportunidades: estratégias para incluir todas as crianças no dia a dia escolar

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada de Inclusão em sala de aula: transformando desafios em oportunidades - estratégias para incluir todas as crianças no dia a dia escolar é direcionado a professores e gestores que atuam nos Anos iniciais do Ensino Fundamental.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
Módulo 1 (4 horas)
Legislação acerca da inclusão escolar
Criança como sujeito de direitos
Professor mediador
Socialização da criança com deficiência ou neurodivergente

Módulo 2 (4 horas)
Adaptação de recursos didáticos
Construção de plano de aula inclusivo, com situações reais e hipotéticas
Roda de conversa e discussão acerca dos planos de aula
Caminhos para a inclusão
OBJETIVO
Capacitar os professores dos anos iniciais a desenvolver e implementar estratégias eficazes de inclusão, transformando desafios em oportunidades, para assegurar que todas as crianças, independentemente de suas necessidades individuais, possam participar ativamente e de forma equitativa no ambiente escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender os fundamentos da inclusão escolar
Compreender sobre o desenvolvimento infantil e as necessidades individuais de cada criança
Desenvolver estratégias inclusivas
Adaptação do ambiente e recursos
Avaliar e refletir sobre práticas inclusivas e os direitos das crianças
JUSTIFICATIVA
Resolução CEE-SC Nª 100-2016 que estabelece as normas para a Educação Especial do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina
Decreto nº 3.298/ 1999 que regulamenta a Lei no 7.853/1989 sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência.
Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Lei 13.005/2014 . Plano Nacional de Educação: Meta 4 - Educação Especial