PROFC102 – Planejamento da Educação Física para o ensino Fundamental: foco nas competências e habilidades presentes no currículo Base da Educação do Território Catarinense
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada Planejamento da Educação Física escolar para o ensino fundamental: foco nas competências e habilidades presentes no Currículo Base da Educação do Território Catarinense é direcionado para professores de Educação Física que atuam no Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Anos Finais. |
EMENTA |
Estrutura organizacional da Base Nacional Comum Curricular. Estrutura organizacional e pedagógica do Currículo Base do Território Catarinense. Aspectos teórico-práticos do processo de construção do planejamento com base nas competências e habilidades previstas para a Educação Física. Aspectos teórico-metodológicos para a implementação do planejamento. Métodos de avaliação contínua e reflexões críticas sobre as práticas didáticas. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Introdução ao Currículo Base da Educação do Território Catarinense; Competências e habilidades essenciais para a Educação Física no ensino fundamental; Unidades temáticas e seus objetivos de conhecimento Análise dos conteúdos presentes no Currículo Base; Aplicação prática dos elementos curriculares nas aulas de Educação Física. Diretrizes dos órgãos competentes para o planejamento da Educação Física; Passos para a construção de planejamentos pedagógicos eficazes; Integração das competências e habilidades do Currículo Base nos planos de aula; Ferramentas e recursos para a elaboração de planejamentos; Exemplos práticos de planos de aula alinhados às diretrizes curriculares. Mapeamento de estratégias de ensino diversificadas e inovadoras; Técnicas para a implementação prática dos planejamentos pedagógicos; Adaptação das estratégias de ensino aos diferentes contextos escolares; Estudos de caso e exemplos práticos de implementação bem-sucedida; Ferramentas de apoio para a implementação das estratégias. Métodos e instrumentos de avaliação formativa e somativa; Técnicas para monitorar o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos; Práticas avaliativas alinhadas ao Currículo Base; Feedback contínuo e orientado para a melhoria; Exemplos de instrumentos avaliativos e suas aplicações. Importância da reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas; Ferramentas e métodos para a autoavaliação profissional; Desenvolvimento de planos de ação para melhoria contínua; Estratégias para o aprimoramento das abordagens didáticas; Estudos de caso e reflexões sobre a prática pedagógica. |
OBJETIVO |
Capacitar os professores de Educação Física do ensino fundamental para compreender e aplicar os elementos do Currículo Base da Educação do Território Catarinense, integrando competências e habilidades essenciais em suas práticas pedagógicas por meio de planejamentos eficazes, implementação de estratégias de ensino diversificadas, avaliações contínuas e reflexões críticas sobre a prática pedagógica, visando à promoção de uma educação física escolar de qualidade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Currículo: Apresentar o Currículo Base da Educação do Território Catarinense, especialmente no que se refere às competências e habilidades alinhadas às unidades temáticas, objetivos de conhecimento e conteúdos presentes no Currículo Base da Educação do Território Catarinense. Planejamento: Orientar a construção de planejamentos que integrem as competências e habilidades do Currículo Base e atendam as diretrizes dos órgãos competentes. Implementação: Mapear e sugerir estratégias de ensino diversificadas que contribuam para a implementação do planejamento de modo efetivo. Avaliação: Fomentar a utilização de avaliações que permitam monitorar o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos, proporcionando feedback contínuo e orientado para a melhoria. Autoavaliação: Estimular a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas, incentivando os professores a continuamente avaliar e melhorar suas abordagens didáticas. |