PROFC102 – Planejamento da Educação Física para o ensino Fundamental: foco nas competências e habilidades presentes no currículo Base da Educação do Território Catarinense

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada Planejamento da Educação Física escolar para o ensino fundamental: foco nas competências e habilidades presentes no Currículo Base da Educação do Território Catarinense é direcionado para professores de Educação Física que atuam no Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Anos Finais.
EMENTA
Estrutura organizacional da Base Nacional Comum Curricular. Estrutura organizacional e pedagógica do Currículo Base do Território Catarinense. Aspectos teórico-práticos do processo de construção do planejamento com base nas competências e habilidades previstas para a Educação Física. Aspectos teórico-metodológicos para a implementação do planejamento. Métodos de avaliação contínua e reflexões críticas sobre as práticas didáticas.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
Introdução ao Currículo Base da Educação do Território Catarinense;
Competências e habilidades essenciais para a Educação Física no ensino fundamental;
Unidades temáticas e seus objetivos de conhecimento
Análise dos conteúdos presentes no Currículo Base;
Aplicação prática dos elementos curriculares nas aulas de Educação Física.
Diretrizes dos órgãos competentes para o planejamento da Educação Física;
Passos para a construção de planejamentos pedagógicos eficazes;
Integração das competências e habilidades do Currículo Base nos planos de aula;
Ferramentas e recursos para a elaboração de planejamentos;
Exemplos práticos de planos de aula alinhados às diretrizes curriculares.
Mapeamento de estratégias de ensino diversificadas e inovadoras;
Técnicas para a implementação prática dos planejamentos pedagógicos;
Adaptação das estratégias de ensino aos diferentes contextos escolares;
Estudos de caso e exemplos práticos de implementação bem-sucedida;
Ferramentas de apoio para a implementação das estratégias.
Métodos e instrumentos de avaliação formativa e somativa;
Técnicas para monitorar o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos;
Práticas avaliativas alinhadas ao Currículo Base;
Feedback contínuo e orientado para a melhoria;
Exemplos de instrumentos avaliativos e suas aplicações.
Importância da reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas;
Ferramentas e métodos para a autoavaliação profissional;
Desenvolvimento de planos de ação para melhoria contínua;
Estratégias para o aprimoramento das abordagens didáticas;
Estudos de caso e reflexões sobre a prática pedagógica.
OBJETIVO
Capacitar os professores de Educação Física do ensino fundamental para compreender e aplicar os elementos do Currículo Base da Educação do Território Catarinense, integrando competências e habilidades essenciais em suas práticas pedagógicas por meio de planejamentos eficazes, implementação de estratégias de ensino diversificadas, avaliações contínuas e reflexões críticas sobre a prática pedagógica, visando à promoção de uma educação física escolar de qualidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Currículo: Apresentar o Currículo Base da Educação do Território Catarinense, especialmente no que se refere às competências e habilidades alinhadas às unidades temáticas, objetivos de conhecimento e conteúdos presentes no Currículo Base da Educação do Território Catarinense.
Planejamento: Orientar a construção de planejamentos que integrem as competências e habilidades do Currículo Base e atendam as diretrizes dos órgãos competentes.
Implementação: Mapear e sugerir estratégias de ensino diversificadas que contribuam para a implementação do planejamento de modo efetivo.
Avaliação: Fomentar a utilização de avaliações que permitam monitorar o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos, proporcionando feedback contínuo e orientado para a melhoria.
Autoavaliação: Estimular a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas, incentivando os professores a continuamente avaliar e melhorar suas abordagens didáticas.