PROFC101 – Possibilidade para o trato da ginástica como conteúdo da Educação Física escolar no ensino Fundamental

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada Possibilidades para o trato da ginástica como conteúdo da Educação Física escolar no ensino fundamental é direcionado para professores de Educação Física que atuam no Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Anos Finais.
EMENTA
Compreensão teórica dos fundamentos teórico-metodológicos da ginástica e das diretrizes e objetivos do currículo base do território catarinense para o ensino fundamental. Aspectos teórico-práticos do processo de construção do planejamento com base nas competências e habilidades específicas da ginástica. Aspectos técnico-metodológicos dos fundamentos básicos da ginástica, das modalidades gímnicas tradicionais, dos fundamentos rítmicos e expressivos aplicados à ginástica e da utilização de aparelhos tradicionais e não tradicionais da ginástica.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
Fundamentos teórico-metodológicos da ginástica:
O universo da ginástica;
Fundamentos básicos da ginástica;
Conhecimentos didáticos-pedagógicos.
Diretrizes e objetivos do currículo base estadual:
Análise das diretrizes do currículo base estadual para a Educação Física;
Objetivos específicos da ginástica no currículo;
Relação entre as diretrizes estaduais e as práticas pedagógicas.
Elaboração de planejamentos pedagógicos:
Estrutura e componentes de um plano de aula eficaz;
Progressão do conhecimento ginástico;
Alinhamento dos planos de aula com as diretrizes do currículo base estadual.
Habilidades práticas em ginástica:
Formas básicas de movimentos sistematizados;
Acrobacias e manipulação de aparelhos;
Técnicas de execução e segurança.
Movimentos gímnicos e suas variações:
Análise dos movimentos nos planos, eixos, níveis e direções;
Relações do movimento no tempo e no espaço.
Modalidades ginásticas:
Características das diferentes modalidades ginástica (artística, rítmica e acrobática);
Adaptação das modalidades para o contexto escolar;
Possibilidades pedagógicas de cada modalidade.
Fundamentos rítmicos aplicados à ginástica:
Integração da música e ritmo nas atividades gímnicas;
Exercícios rítmicos e coreografias;
Utilização de materiais tradicionais e não tradicionais:
Exploração de materiais tradicionais e não tradicionais;
Possibilidades de construção de materiais adaptados.
OBJETIVO
Capacitar os professores de Educação Física do ensino fundamental a compreender, planejar e aplicar estratégias pedagógicas coerentes com o ensino da ginástica de acordo com o previsto no currículo base estadual, visando o desenvolvimento de uma atuação docente e de uma educação física escolar de qualidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreensão Teórica
Proporcionar aos professores uma compreensão aprofundada dos fundamentos teórico-metodológicos da ginástica, destacando sua importância para o contexto da Educação Física escolar;
Apresentar as diretrizes e objetivos do currículo base estadual relacionados à ginástica, para garantir uma aplicação alinhada com as expectativas educacionais.
Planejamento Pedagógico
Capacitar os professores para elaborar planejamentos que integrem a ginástica como unidade temática, respeitando a progressão do conhecimento prevista no currículo base estadual.
Atividade Prática:
Promover a aprendizagem de habilidades práticas para o trato dos elementos constitutivos dos movimentos gímnicos (formas básicas de movimentos sistematizadas, acrobacias e manipulação de aparelhos;
Ensinar sobre as possibilidades dos movimentos gímnicos e suas variações a partir dos planos, eixos, níveis e direções (relações do movimento no tempo e no espaço);
Apresentar possibilidades pedagógicas e as características das diferentes modalidades ginásticas direcionadas para o contexto da Educação Física escolar;
Apresentar a possibilidade de exploração dos fundamentos rítmicos aplicados à ginástica.
Ensinar a utilização de recursos e materiais pedagógicos variados para tornar o trato da ginástica possível no contexto da Educação Física escolar.