PROFC101 – Possibilidade para o trato da ginástica como conteúdo da Educação Física escolar no ensino Fundamental
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada Possibilidades para o trato da ginástica como conteúdo da Educação Física escolar no ensino fundamental é direcionado para professores de Educação Física que atuam no Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Anos Finais. |
EMENTA |
Compreensão teórica dos fundamentos teórico-metodológicos da ginástica e das diretrizes e objetivos do currículo base do território catarinense para o ensino fundamental. Aspectos teórico-práticos do processo de construção do planejamento com base nas competências e habilidades específicas da ginástica. Aspectos técnico-metodológicos dos fundamentos básicos da ginástica, das modalidades gímnicas tradicionais, dos fundamentos rítmicos e expressivos aplicados à ginástica e da utilização de aparelhos tradicionais e não tradicionais da ginástica. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Fundamentos teórico-metodológicos da ginástica: O universo da ginástica; Fundamentos básicos da ginástica; Conhecimentos didáticos-pedagógicos. Diretrizes e objetivos do currículo base estadual: Análise das diretrizes do currículo base estadual para a Educação Física; Objetivos específicos da ginástica no currículo; Relação entre as diretrizes estaduais e as práticas pedagógicas. Elaboração de planejamentos pedagógicos: Estrutura e componentes de um plano de aula eficaz; Progressão do conhecimento ginástico; Alinhamento dos planos de aula com as diretrizes do currículo base estadual. Habilidades práticas em ginástica: Formas básicas de movimentos sistematizados; Acrobacias e manipulação de aparelhos; Técnicas de execução e segurança. Movimentos gímnicos e suas variações: Análise dos movimentos nos planos, eixos, níveis e direções; Relações do movimento no tempo e no espaço. Modalidades ginásticas: Características das diferentes modalidades ginástica (artística, rítmica e acrobática); Adaptação das modalidades para o contexto escolar; Possibilidades pedagógicas de cada modalidade. Fundamentos rítmicos aplicados à ginástica: Integração da música e ritmo nas atividades gímnicas; Exercícios rítmicos e coreografias; Utilização de materiais tradicionais e não tradicionais: Exploração de materiais tradicionais e não tradicionais; Possibilidades de construção de materiais adaptados. |
OBJETIVO |
Capacitar os professores de Educação Física do ensino fundamental a compreender, planejar e aplicar estratégias pedagógicas coerentes com o ensino da ginástica de acordo com o previsto no currículo base estadual, visando o desenvolvimento de uma atuação docente e de uma educação física escolar de qualidade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreensão Teórica Proporcionar aos professores uma compreensão aprofundada dos fundamentos teórico-metodológicos da ginástica, destacando sua importância para o contexto da Educação Física escolar; Apresentar as diretrizes e objetivos do currículo base estadual relacionados à ginástica, para garantir uma aplicação alinhada com as expectativas educacionais. Planejamento Pedagógico Capacitar os professores para elaborar planejamentos que integrem a ginástica como unidade temática, respeitando a progressão do conhecimento prevista no currículo base estadual. Atividade Prática: Promover a aprendizagem de habilidades práticas para o trato dos elementos constitutivos dos movimentos gímnicos (formas básicas de movimentos sistematizadas, acrobacias e manipulação de aparelhos; Ensinar sobre as possibilidades dos movimentos gímnicos e suas variações a partir dos planos, eixos, níveis e direções (relações do movimento no tempo e no espaço); Apresentar possibilidades pedagógicas e as características das diferentes modalidades ginásticas direcionadas para o contexto da Educação Física escolar; Apresentar a possibilidade de exploração dos fundamentos rítmicos aplicados à ginástica. Ensinar a utilização de recursos e materiais pedagógicos variados para tornar o trato da ginástica possível no contexto da Educação Física escolar. |