PROFC09 – Acessibilidade Curricular e Plano de Ensino Individualizado (PEI)
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada Acessibilidade Curricular e Plano de Ensino Individualizado (PEI) é direcionado a gestores e professores que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais. |
EMENTA |
Desenho Universal para Aprendizagem. Plano de Ensino Individualizado. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Conceito de Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) Conceito de currículo na perspectiva do DUA Barreiras impeditivas à aprendizagem dos alunos PAEE no contexto escolar inclusivo Plano de Ensino Individualizado: objetivos, processo de elaboração e elementos constituintes Planejamento educacional na perspectiva da educação inclusiva. |
OBJETIVO |
Refletir sobre o acesso ao currículo para estudantes/crianças público-alvo da Educação Especial e elaborar propostas didático-pedagógicas para comporem o Plano de Ensino Especializado (PEI). |
JUSTIFICATIVA DO CURSO |
Resolução CEE-SC Nª 100-2016 que estabelece as normas para a Educação Especial do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina Decreto nº 3.298/ 1999 que regulamenta a Lei no 7.853/1989 sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). |