PROFC02 – Educação Especial na perspectiva Inclusiva
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada Educação Especial na perspectiva Inclusiva é direcionado para professores da Educação Básica que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Professores da Educação Básica que atuam com o Público da Educação Especial na perspectiva Inclusiva. |
EMENTA |
Educação Especial na perspectiva Inclusiva. Modelos de Deficiência. Legislação. Desenho Universal da Aprendizagem. Ferramentas e recursos didático pedagógicos, práticas e ações inclusivas na escola. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Legislação Educacional e a pessoa com deficiência. Construção social da diferença. Capacitismo. Anticapacitismo Modelo Social da Deficiência. Desenho Universal para Aprendizagem/DUA. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e Avaliação Pedagógica Individualizada. Projetos Educacionais Inclusivos e Flexibilização do Currículo e projeto político pedagógico numa perspectiva inclusiva. Principais tipos de transtornos globais do desenvolvimento e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) Ensino de Matemática, Alfabetização e letramento das pessoas com deficiência. Recursos didático pedagógicos, Tecnologia Assistiva e Inovações Tecnológicas para Ensino Inclusivo. |
OBJETIVO |
Promover a inclusão e o direito à educação de todos os estudantes por meio da oferta de formação continuada para professores dos sistemas de ensino que atuem com o público alvo da Educação Especial na perspectiva Inclusiva. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Promover o desenvolvimento profissional do professor e a melhoria da educação através de formação continuada de qualidade, crítica e socialmente referenciada; Difundir conceitos e conhecimentos sobre a Educação Especial na perspectiva Inclusiva, assegurando princípios e objetivos que constituem a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva; Elaborar e desenvolver ações colaborativas, práticas e recursos didático pedagógicos inclusivos e acessíveis para todos. |
JUSTIFICATIVA DO CURSO |
Lei nº 14.644/2023 que altera a Lei nº 9.394/1996 no que tange a gestão democrática do ensino público: Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: Resolução CEE-SC Nª 100-2016 que estabelece as normas para a Educação Especial do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina Decreto nº 3.298/ 1999 que regulamenta a Lei no 7.853/1989 sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). |