Eixos Estruturantes
O Programa de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica (PROFC) tem como espinha dorsal quatro eixos estruturantes, que orientam as atividades realizadas pelo programa: Investigação, Formação, Inovação e Avaliação.
- Eixo Investigativo:
As atividades formativas organizadas pelo Programa de Formação Continuada (PROFC/UFSC) podem ser construídas conjuntamente com professores e gestores e estruturam-se a partir de diagnósticos realizados em parceria com as redes. Essas informações coletadas a partir de fontes primárias e secundárias são estratégicas para a representação de realidades, mapeamento de demandas e consequentemente identificação e dimensionamento de projetos que sejam aderentes às necessidades individuais e coletivas de contextos educacionais diversos.
- Eixo Formativo:
Nosso programa formativo considera as especificidades locais e necessidades dos sujeitos envolvidos naquela ação. Consideramos os sentidos e interpretações que os profissionais dão ao processo formativo e sua abertura para o novo e para a busca de soluções para os desafios que são inerentes a sua profissão. Nossa intenção é que o profissional reflita sobre sua realidade a partir do estabelecimento de conexões com sua prática, com o campo teórico, com o contexto escolar, com os estudantes, com as políticas educacionais e demais aspectos que se vinculam com seu trabalho, entre outros, a partir da reflexão sobre sua realidade escolar. Do ponto de vista conceitual, as premissas teóricas que sustentam esse eixo formativo perpassam:
- Articulação entre teoria e prática, numa perspectiva inovadora e inclusiva, a partir de referenciais teóricos críticos e socialmente referenciados;
- Valorização da experiência e do conhecimento docente;
- Concepção de professor-pesquisador que, atrelada a ações de formação continuada, o auxiliam na construção de sua profissionalidade, na fundamentação teórica, na valorização de sua experiência docente (autonomia) e, consequentemente, propicia mudanças em sua prática pedagógica.
- Valorização do ambiente escolar como lócus privilegiado de produção de conhecimento;
- Problematização, reflexão, investigação e (re)definição de novas práticas, sejam elas pedagógicas ou administrativas.
Do ponto de vista metodológico, as atividades de formação possuem programas e conteúdos flexíveis que se adaptam às necessidades específicas de cada realidade educacional. A gama de ofertas inclui cursos, palestras, seminários, oficinas, workshops, participação em grupos de pesquisas e leituras dirigidas e visitas técnicas a ambientes e laboratórios pedagógicos da Universidade de Santa Catarina.
As atividades formativas podem ser pensadas e organizadas nas modalidades presencial, semipresencial, híbrida e ou à distância, e podem incluir também a criação e distribuição de materiais e recursos didáticos produzidos por nossos docentes ou ainda construídos especialmente para determinadas realidades.
- Eixo de Inovação:
A ‘inovação’ se refere a um novo ou melhorado produto ou processo, que difere significativamente do que foi feito anteriormente. A ‘inovação na educação’, seja na forma de ‘produto’ ou ‘processo’ na perspectiva aqui adotada, aborda aspectos relacionados a práticas pedagógicas, currículos, metodologias de ensino, gestão escolar, recursos e materiais didáticos e paradidáticos.
Inovação de produtos. Do ponto de vista do produto, a inovação promovida pelo PROFC se materializa na criação de materiais pedagógicos inclusivos e inovadores (analógicos ou digitais) pensados para o atendimento de realidades e necessidades específicas e vinculados às demandas formativas. São recursos didáticos personalizados, tais como o ‘Atlas Escolar Municipal’ que retrata conceitos, conteúdos, habilidades e competências a partir da representação do local. Ou ainda a criação e utilização de ferramentas digitais tais como: vídeos, podcast, e outros recursos educacionais digitais.
Inovação de processo. O PROFC inova o processo formativo ao promover mudança na direção e na concepção dos cursos de formação continuada, que partem da escola (e suas necessidades) para a universidade. Além de, inovar com novos conteúdos, recursos e métodos de ensino e aprendizagem.
- Eixo Avaliativo:
Esse eixo se fundamenta a partir do conceito mais amplo e inclusivo de avaliação, ou seja, pressupõe acompanhamento e assessoramento dos projetos formativos e dos eixos estruturantes (investigação, formação e inovação). Nesse eixo, é possível auxiliar na elaboração de programas e políticas de formação continuada que estejam alinhadas às demandas locais e regionais.