Eixos Estruturantes

  O Programa de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica (PROFC) tem como espinha dorsal quatro eixos estruturantes, que orientam as atividades realizadas pelo programa: Investigação, Formação, Inovação e Avaliação.

  • Eixo Investigativo:

     As atividades formativas organizadas pelo Programa de Formação Continuada (PROFC/UFSC) podem ser construídas conjuntamente com professores e gestores e estruturam-se a partir de diagnósticos realizados em parceria com as redes. Essas informações coletadas a partir de fontes primárias e secundárias são estratégicas para a representação de realidades, mapeamento de demandas e consequentemente identificação e dimensionamento de projetos que sejam aderentes às necessidades individuais e coletivas de contextos educacionais diversos.   

  • Eixo Formativo:

      Nosso programa formativo considera as especificidades locais e necessidades dos sujeitos envolvidos naquela ação. Consideramos os sentidos e interpretações que os profissionais dão ao processo formativo e sua abertura para o novo e para a busca de soluções para os desafios que são inerentes a sua profissão. Nossa intenção é que o profissional reflita sobre sua realidade a partir do estabelecimento de conexões com sua prática, com o campo teórico, com o contexto escolar, com os estudantes, com as políticas educacionais e demais aspectos que se vinculam com seu trabalho, entre outros, a partir da reflexão sobre sua realidade escolar. Do ponto de vista conceitual, as premissas teóricas que sustentam esse eixo formativo perpassam: 

  1. Articulação entre teoria e prática, numa perspectiva inovadora e inclusiva, a partir de referenciais teóricos críticos e socialmente referenciados; 
  2. Valorização da experiência e do conhecimento docente; 
  3. Concepção de professor-pesquisador que, atrelada a ações de formação continuada, o auxiliam na construção de sua profissionalidade, na fundamentação teórica, na valorização de sua experiência docente (autonomia) e, consequentemente, propicia mudanças em sua prática pedagógica. 
  4. Valorização do ambiente escolar como lócus privilegiado de produção de conhecimento;
  5. Problematização, reflexão, investigação e (re)definição de novas práticas, sejam elas pedagógicas ou administrativas. 

   Do ponto de vista metodológico, as atividades de formação possuem programas e conteúdos flexíveis que se adaptam às necessidades específicas de cada realidade educacional. A gama de ofertas inclui cursos, palestras, seminários, oficinas, workshops, participação em grupos de pesquisas e leituras dirigidas e visitas técnicas a ambientes e laboratórios pedagógicos da Universidade de Santa Catarina.

    As atividades formativas podem ser pensadas e organizadas nas modalidades presencial, semipresencial, híbrida e ou à distância, e podem incluir também a criação e distribuição de materiais e recursos didáticos produzidos por nossos docentes ou ainda construídos especialmente para determinadas realidades.

  • Eixo de Inovação:

     A  ‘inovação’ se refere a um novo ou melhorado produto ou processo, que difere significativamente do que foi feito anteriormente. A  ‘inovação na educação’, seja na forma de  ‘produto’ ou ‘processo’ na perspectiva aqui adotada, aborda aspectos relacionados a práticas pedagógicas, currículos, metodologias de ensino, gestão escolar, recursos e materiais didáticos e paradidáticos.

    Inovação de produtos. Do ponto de vista do produto, a inovação promovida pelo PROFC se materializa na criação de materiais pedagógicos inclusivos e inovadores (analógicos ou digitais) pensados para o atendimento de realidades e necessidades específicas e vinculados às demandas formativas. São recursos didáticos personalizados, tais como o ‘Atlas Escolar Municipal’  que retrata conceitos, conteúdos, habilidades e competências a partir da representação do local. Ou ainda a criação e utilização de ferramentas digitais tais como: vídeos, podcast, e outros recursos educacionais digitais.

      Inovação de processo. O PROFC inova o processo formativo ao promover mudança na direção e na concepção dos cursos de formação continuada, que partem da escola (e suas necessidades) para a universidade. Além de, inovar com novos conteúdos, recursos e métodos de ensino e aprendizagem. 

  • Eixo Avaliativo:

  Esse eixo se fundamenta a partir do conceito mais amplo e inclusivo de avaliação, ou seja, pressupõe acompanhamento e assessoramento dos projetos formativos e dos eixos estruturantes (investigação, formação e inovação). Nesse eixo, é possível auxiliar na elaboração de programas e políticas de formação continuada que estejam alinhadas às demandas locais e regionais.