Inovação

  O Programa de Formação Continuada – PROFC é uma articulação entre professores, projetos e grupos de pesquisa e extensão da UFSC que pretende inovar no campo da formação humana, pois a formação não é vista e nem oferecida como um elemento desconectado do diagnóstico, da implementação e da supervisão / acompanhamento envolvendo as Políticas Públicas municipais, estaduais e nacionais voltadas que tem como foco a melhoria da educação básica. Nesse sentido, o primeiro elemento envolvendo inovação tem relação com o processo em si de propor um diagnóstico que esteja vinculado a uma formação e que implique na implementação, supervisão e acompanhamento das políticas públicas envolvendo a educação e a formação humana e que atravessam práticas pedagógicas, metodologias de ensino, recursos didáticos e a gestão escolar. Além disso, pretende-se que o programa seja também um espaço de troca de experiências entre os professores das redes e que eles participem ativamente na direção das inovações propostas em termos de formação humana. 

  Um dos grandes desafios que esse programa pretende enfrentar parte da percepção geral de que temos legislações e diretrizes educacionais abrangentes e diversas que não são inteiramente implementadas na ponta pelas prefeituras e pelos Estados. Por isso, as Universidades precisam auxiliar e construir pontes na implementação dessas políticas nacionais, estaduais e municipais. Por isso, a inovação está em colocar uma equipe de professores oferecendo formação continuada, identificando situações desafiadoras e demandas específicas e globais das redes, das escolas (individuais e coletivas) redesenhando e acompanhamento a implementação das políticas públicas e construindo indicativos e métodos de avaliação dessas atividades formativas que envolvem diversas as diversas áreas do conhecimento, etapas de ensino e modalidades presentes nas unidades de educação básica. 

  Nesse sentido, o PROFC é em si um programa de inovação na educação pois está propondo uma nova abordagem, métodos, tecnologias e práticas que visam melhorar a qualidade geral da educação, observando a legislação vigente, e se utilizando de referenciais teóricos consolidados historicamente, assim, como descobertas científicas recentes e inovadoras. 

  O segundo elemento envolvendo inovação está relacionado à criação de produtos educacionais. Nesse aspecto, a inovação promovida pelo PROFC se materializa na criação de livros, cartilhas, documentos orientadores, diretrizes, relatórios e diversos materiais pedagógicos inclusivos e inovadores (analógicos ou digitais) pensados para o atendimento de realidades e necessidades específicas e vinculados às demandas formativas, que possam atender às demandas específicas das redes.  São recursos didáticos personalizados, tais como o ‘Atlas Escolar Municipal’  que retrata conceitos, conteúdos, habilidades e competências a partir da representação do local. Ou ainda a criação e utilização de ferramentas digitais tais como: vídeos, podcast, e outros recursos educacionais digitais. Estes produtos resultam de atividades de pesquisa em nível de graduação e pós-graduação, que conectadas a determinadas realidades educacionais produzem conhecimento em forma de produtos educacionais.