PROFC81 – Caminhar uma filosofia para ver, pensar, ler e escrever
PÚBLICO ALVO |
A atividade formativa ‘Caminhar uma filosofia para ver, pensar, ler e escrever’ é direcionado a professores de filosofia ou pedagogos que atuam no Educação Básica. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
A filosofia e a criança: a formação de atitudes filosóficas. A filosofia na infância e a formação de professores. Bases da atitude filosófica: aprender a aprender, aprender a automotivar-se para as regras, aprender a dialogar. Pedagogia filosófica: pedagogia da pergunta e pedagogia do diálogo. A avaliação da aprendizagem: quanto a atitudes, compreensão temática e graus de habilidades. Tecendo filosofia para a infância: leitura e análise da obra “Sofia, a rainha dos porquês!”. Tecendo materiais para o ensino (parte prática) |
OBJETIVO |
Destacar a conexão entre o caminhar e o pensar para mostrar na atualidade uma outra relação entre teoria e prática na perspectiva de uma redescoberta da leveza de viver , cultivar a si mesmo e enfrentar a barbárie |