PROFC59 – (RE) significando as práticas pedagógicas por meio de posturas anticapacitistas

PÚBLICO ALVO
A atividade formativa (Re) Significando as práticas pedagógicas por meio de posturas anticapacitistas é direcionado a professores da educação básica que tenham estudantes público alvo da Educação Especial.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
Concepções de Deficiência;
Modelo Social da Deficiência;
Desenho Universal para Aprendizagem/DUA aplicado às práticas pedagógicas inclusivas;
Ética do cuidado na Educação (Estudos da deficiência na Educação);
Recursos e jogos acessíveis para práticas pedagógicas inclusivas;
OBJETIVO
Discutir conceitos importantes para que as práticas pedagógicas estejam em consonância com a perspectiva da Educação Inclusiva, de forma a atender à demandas educacionais com posturas anticapacitistas;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender as diferentes concepções de deficiẽncia;
Analisar exemplos de atividades, jogos, recursos e materiais acessíveis de acordo com a perspectiva inclusiva que componham as ações docentes na Educação Básica

JUSTIFICATIVA
Resolução CEE-SC Nª 100-2016 que estabelece as normas para a Educação Especial do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina
Decreto nº 3.298/ 1999 que regulamenta a Lei no 7.853/1989 sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência.
Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Lei 13.005/2014 . Plano Nacional de Educação: Meta 4 - Educação Especial