PROFC33 – Violência e gestão democrática
PÚBLICO ALVO |
O curso de formação continuada Violência e gestão democrática: o papel da mediação de conflitos na escola é direcionado a gestores e professores de todas as áreas do conhecimento independentemente do nível e/ou modalidade educacional. |
EMENTA |
Formação ética. Cidadania. Imaginário escolar. Valores. Normas, regras e réguas. Modos de vida e modos de ensino. Conflitos. Gestão democrática. A questão da violência na escola. |
MODALIDADE |
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância |
CERTIFICAÇÃO |
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
TEMÁTICAS |
Primeira Parte (4 horas): Imaginários escolares A questão do Bullying: coerção ou voluntariedade? Oficina Maiores e menores bens e males Segunda Parte (4 horas) Modelos de prática de mediação Comunicação não-violenta Oficina identificação de frases Terceira Parte (4 horas): Resgate do diálogo Dimensões filosóficas: como ensinar a ética? Oficina Jogo só pergunta Quarta Parte (4 horas) E se o conhecimento fosse uma emoção? Entre liberdade e igualdade Panorama histórico da oposição entre régua rígida e régua moldável Oficina Cartografia das emoções |
OBJETIVO |
Compreender o papel da gestão democrática identificando a presença (e a urgência) de boas práticas de convívio social pacífico e dialógico na formação ética dos indivíduos enquanto envolvidos em experiências coletivas de resolução de conflitos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Examinar algumas teorias sobre violência e conflitos Avaliar o debate histórico entre excesso de liberdade e igualdade Procurar conceitos orientadores do diálogo na escola Revalorizar a imaginação na escola Entender o significado de gestão democrática Compreender o arcabouço teórico e histórico da mediação de conflitos Propor alguns modelos e exercícios de mediação de conflitos Apontar para a urgência da institucionalização da mediação escolar |