PROFC31 – Recursos didático pedagógicos para o ensino de matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada de Recursos didático pedagógicos para o ensino de matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental é direcionado para professores que ensinam conteúdos de matemática no Ensino Fundamental.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
Números: ideias centrais, formas e métodos de ensino, tecnologias educacionais para o ensino do campo do conhecimento dos números. Metodologia da resolução de problemas, ludicidade e jogos, aprendizagem baseada em projetos (maker, STEAM, etc.). Avaliação da aprendizagem aritmética e análise de erros e principais dificuldades.
Álgebra: pensamento algébrico, sequências, expressões, equações e funções. Ideias centrais de equivalência, variação, generalização, igualdade e incógnita. Tecnologias educacionais (analógicas e digitais) para o ensino de álgebra. Avaliação em educação algébrica e análise de erros e principais dificuldades.
Geometria: ideias centrais da geometria, tecnologias educacionais para o ensino de geometria (Geogebra, etc.). Metodologias de ensino de geometria. Avaliação em geometria, análise de erros e principais dificuldades.
Grandezas e Medidas: ideias centrais, tecnologias educacionais para o ensino. Metodologias de ensino: modelagem matemática, projetos, pesquisa como princípio educativo, experimentação matemática (Maker, STEAM, etc.). Avaliação, análise de erros e principais dificuldades na aprendizagem de grandezas e medidas.
Probabilidade e Estatística: ideias centrais da unidade temática, tecnologias educacionais para seu ensino (CODAP, DataClassroom, etc.). Investigação baseada em dados. Pensamento estocástico. Avaliação, Avaliação, análise de erros e principais dificuldades na aprendizagem de estatística e probabilidade
OBJETIVO
Apresentar, discutir, refletir e desenvolver os conhecimentos tecnológico-pedagógicos dos conteúdos matemáticos como saberes especializados do professor que ensina matemática promovendo a formação da identidade profissional docente.
JUSTIFICATIVA DO CURSO
A rede municipal de ensino de São José vinha numa crescente nos resultados de aprendizagem em matemática desde 2013 até 2019 (média SAEB – Matemática de 258 para 286). Com a emergência da pandemia COVID-19 estes resultados sofreram um abalo na aprendizagem matemática em 2021 (SAEB – Matemática em 264). Esta queda acentuada de aprendizagem não ocorreu em municípios como Joinville, Itajaí, Blumenau e Florianópolis. Apesar dos cuidados analíticos que devemos ter com os resultados do SAEB 2021 devido à emergência sanitária, ainda assim eles apontam para uma oportunidade de melhora da aprendizagem das crianças e adolescentes que frequentam a rede municipal de São José. Segundo relatório da OECD (2005) que realizou uma revisão das evidências sobre as relações entre aprendizagem e professores é consensual que, entre os fatores internos à escola, os professores são disparados os mais influentes na aprendizagem. Nesse sentido, recorre-se à necessidade de identificar e desenvolver os conhecimentos e saberes profissionais docentes de professores que ensinam matemática que impactam os direitos de aprendizagem das crianças e adolescentes. Para esse fim, Deborah Ball e colaboradores produziram ao longo dos últimos 30 anos um mapeamento desses conhecimentos, encontrando um conjunto de saberes matemáticos específicos da prática profissional docente. Isto é, professores que ensinam matemática com os melhores desempenhos de aprendizagem matemática de seus estudantes apresentam um conhecimento matemático próprio, especializado e conformado em uma identidade profissional própria como professor que ensina matemática. Estes conhecimentos são chamados de matemática para o ensino (MKT) ou então conhecimento especializado de matemática do professor que ensina matemática (MTSK). Tais conhecimentos se constituem na relação dialética entre conhecimentos do conteúdo, pedagógicos e tecnológicos dos conteúdos de matemática. Portanto, no que concerne a formação de professores que ensinam matemática, faz-se necessária uma proposição que considere estas diferentes dimensões dos saberes das práticas profissionais docentes em matemática articulando metodologias de ensino, aprofundamento de conhecimento matemático fundamentais e de tecnologias educacionais própria da prática docente em matemática. O presente curso contempla essas dimensões atendendo aos cinco eixos de matemática da BNCC.