PROFC12 – Alfabetização e Letramento

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada de Alfabetização e Letramento é direcionado para professores alfabetizadores, gestores, coordenadores pedagógicos e demais integrantes das equipes diretivas das instituições de ensino básico.
EMENTA
Conceitos, métodos e abordagens de alfabetização e letramento. O sistema de escrita alfabética. Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. O texto como unidade de ensino e aprendizagem.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
- Alfabetização, letramento e escolarização.
- Alfabetização no contexto histórico.
- Concepções de alfabetização: implicações.
- Processos de alfabetização.
- Posturas teórico-científicas e pedagógicas de alfabetizadores.
- Concepções de linguagem: implicações.
- Conhecimentos linguísticos da criança na fase de alfabetização e o trabalho escolar.
- A construção da escrita da criança.
- O ensino da linguagem nos eixos: fala/escuta, leitura/escritura.
- Práticas de linguagem: uso público e uso privado.
- Produção textual: texto como unidade discursiva (condições de produção: horizonte social mais amplo, situação específica, interlocutores).
- Textualidade: elementos notacionais (ortografia, pontuação, gramaticalidade) e elementos discursivos (semântica, pragmática)
- Configurações textuais e gêneros discursivos (diversidade de textos).
- Autoria: afirmação do sujeito no seu texto.
- Ensino e aprendizagem de texto (o processo): compreensão, interpretação (alteridade).
- Língua-estrutura, língua acontecimento - o gramatical e o discursivo (relações, contrastes).
- Reflexões sobre a linguagem (norma e ensino - erro: uma discussão necessária; ensino da gramática? possibilidades de trabalho em sala de aula).
- A linguagem em suas manifestações: o linguístico, o epilinguístico, o metalinguístico.
- A diversidade de situações, contextos, espaços de uso da linguagem: variação linguística (dialeto, registros, estilos).
- A formação do leitor/escritor.
- A literatura infantil: estudo de autores, análise de obras e produção; procedimentos de ensino.
OBJETIVO
Discutir e aprofundar questões relativas aos fundamentos teórico-metodológicos do processo de ensino e de aprendizagem da alfabetização e letramento em língua portuguesa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Aprofundar os conhecimentos teórico-metodológicos sobre o ensino e a aprendizagem da alfabetização e letramento em língua portuguesa, com vistas ao exercício profissional crítico e criativo.
- Pensar o processo de alfabetização e o letramento em língua portuguesa a partir das contribuições teórico-metodológicas de estudos linguísticos e de campos auxiliares.
- Conhecer diferentes concepções de alfabetização e métodos que orientam práticas pedagógicas no ensino fundamental.
- Compreender o ensino da linguagem nos eixos: fala-escuta/leitura/escritura, percorridos pela reflexão sobre a língua (análise linguística), para uma prática de ensino articulada (atitudes, atividades, conteúdos, procedimentos).
- Aprofundar a reflexão sobre os efeitos do discurso pedagógico no processo de formação do leitor/escritor.
- Discutir a problemática do ensino da língua portuguesa e alfabetização, buscando alternativas que possibilitem a formação de sujeitos leitores/produtores nos espaços pedagógicos e fora dele.
- Conhecer e articular propostas de trabalho que contemplem a interação da língua portuguesa com as demais disciplinas que comportam o currículo das séries iniciais.