PROFC03 – Formação Lúdica para as mídias: modalidade online

PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada Formação Lúdica para as mídias: modalidade online é direcionado a professores com ou sem experiência prévia em usar jogos e elementos lúdicos como ferramenta pedagógica.
EMENTA
Criação e planejamento de jogos educativos digitais; plataformas e recursos de produção de jogos simples; design e desenvolvimento de jogos educativos digitais.
MODALIDADE
O curso poderá ser oferecido nas seguintes formatos: presencial, semipresencial e à distância
CERTIFICAÇÃO
Certificação de Curso de Extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
TEMÁTICAS
1. Aprendizagem Baseada em Jogos.
Metodologias Ativas aplicadas aos jogos.
Prática de pesquisa para análise crítica e planejamento de aulas com jogos educacionais ou de entretenimento; jogar compartilhado online e análise crítica dos planejamentos criados.
2. Game Comenius 1 (Mídias tradicionais - Módulo Introdutório)
Jogos digitais e a Educação:experiências e possibilidades de uso.
Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas.
Prática de criação de jogos educacionais;
Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius
Jogar compartilhado online e análise crítica dos jogos criados.
3. Game Comenius 2 (Mídias audiovisuais - modo jogador e criador).
Jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso.
Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas.
Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius módulo 2;
Prática de criação de jogos educacionais;
Jogo compartilhado online e análise crítica dos jogos criados.
4. Game Comenius RPG.
Jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso.
Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas.
Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius RPG;
Jogo compartilhado online e análise crítica dos jogos criados.
5. Game Comenius 3 (Mídias digitais e metodologias ativas).
Jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso.
Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas.
Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius módulo 3.
6. Gamificação.
Aprendizagem baseada em jogos;
Características da Gamificação;
Gamificação em contextos de aprendizagem;
Elementos do design de jogos e Elementos do design de jogos educacionais; Elaboração de plano de aula com princípios da Gamificação.
7. Game Comenius Pocket e de tabuleiro.
Programa: Jogos digitais e a Educação:
experiências e possibilidades de uso. Game Design e planejamento didático
com mídias lúdicas. Prática de análise crítica e produção de jogos na educação
através do Game Comenius Pocket e de tabuleiro.
8. Jogos e alfabetização.
Alfabetização e letramento.
Jogos e brincadeiras na educação.
Os jogos, brincadeiras e a alfabetização e o letramento: algumas experiências e possibilidades de uso.
Prática de análise crítica de jogos voltados à alfabetização.
Prática de pesquisa para análise crítica e elaboração planejamento de aulas com jogos de alfabetização;
Jogar compartilhado online e análise crítica dos planejamentos criados.
9. Game Comenius - o jogo da didática (Módulos 1, 2, 3 e planejamento).
Jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso.
Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas.
Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius módulo 1, 2 e 3;
Prática de criação de jogos educacionais; jogar compartilhado online e análise crítica dos jogos criados.
10. Introdução ao Game Design para Educadores: Criando Jogos Educativos simples.
Introdução à criação de jogos educativos; plataformas e recursos de produção de jogos simples;
planejamento de jogos educativos;
Design de jogos educativos;
Desenvolvimento de jogos educativos.
OBJETIVO
Oferecer formação para mídias e ampliação de repertório cultural lúdico; desenvolver competências para pesquisa, planejamento de uso e produção de jogos educacionais; incentivar aprendizagem das linguagens e modos de produção de narrativas digitais e práticas didáticas lúdicas online.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Introduzir os conceitos básicos dos jogos educativos digitais;
Apresentar as ferramentas digitais disponíveis para a criação de jogos educativos;
Ensinar a criar jogos educativos digitais de forma simples e rápida;
Apresentar as metodologias de aprendizagem baseadas em jogos.
JUSTIFICATIVA DO CURSO
O curso de criação de jogos educativos se justifica porque os jogos são uma ferramenta lúdica e motivadora que pode auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e envolventes. Muitas vezes os professores pensam nessa possibilidade, mas não sabem como começar a experimentar. A criação de jogos educativos permite aos professores personalizar o conteúdo pedagógico para atender às necessidades e interesses específicos de seus alunos, estimulando a criatividade e a inovação. Com isso, espera-se que os professores ampliem seu repertório de ferramentas pedagógicas e promovam um ensino mais efetivo e engajador para seus alunos.
Além disso, em 2021, foi instituída, no âmbito do Estado de Santa Catarina, a Política de Educação Digital nas Escolas - Cidadania Digital (Lei nº 18.182/2021), que em seu art. 4º menciona:
II - ofertar cursos de formação de professores para o uso adequado da internet em sala de aula, palestras e oficinas com temáticas envolvendo prevenção a violações contra direitos humanos na internet;
III - ofertar cursos de formação de articuladores para apoiar a implementação da Política;
IV - realização de palestras, encontros e seminários com o objetivo de fomentar a cidadania digital na sociedade.